Cinema é tudo de bom ! O último dançarino de Mao



A história do chinês Li Cunxin traz todos os ingredientes de um bom filme: drama, aventura, suspense, medo, romance, conflito político e superação. Mas a trama levada aos cinemas em “O Último Dançarino de Mao”, que finalmente entra em cartaz no Brasil, dois anos após ter ganhado o prêmio do público da Mostra de São Paulo, é bastante real.
Cunxin foi realmente retirado de sua aldeia camponesa e levado à força com outros garotos para estudar balé em Pequim, durante a Revolução Cultural chinesa. Em 1979, após se destacar como grande dançarino, ganhou autorização para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos e, lá, se apaixonou por uma americana e se encantou com a liberdade que nunca teve em seu país. Ao se recusar a retornar à China, Cunxin foi preso na embaixada e causou um impasse diplomático entre os dois países.

Sexto filho de uma família camponesa da província de Shandong, na China de Mao Tsé-Tung, Li Cunxin nasceu em 1961. Aos 11 anos, foi a Pequim para ingressar na Academia de Balé. Aos 18, recebeu permissão para estudar por três meses na Cia de Balé de Houston, no Texas.

Todos esses acontecimentos mostraram a Li Cunxin que dificilmente ele controlaria sua própria vida. Lições difíceis para um garoto separado da família aos 11 anos, que sofreu grande choque cultural ao trocar a China pelos Estados Unidos na década de 1980.

Em meio à guerra fria, às proibições do comunismo, aos excessos do capitalismo e às influências disso tudo sobre um homem que dedicou a vida ao balé clássico.

Lago dos cisnes e Don Quixote estão entre as coreografias de destaque do longa, que traz elenco de bailarinos. Logo, merece mais dança que diálogos. O próprio balé é responsável pelas analogias. Até por isso, na versão brasileira, o subtítulo de O último dançarino de Mao é: “Antes de poder voar, você tem que ser livre”.



O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO - 2 (Reprodução)

Bruce Greenwood




 


Lançamento        11 de novembro de 2011 (1h 57min)
Dirigido por        Bruce Beresford
Com                     Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan, Joan Chen
Gênero                 Drama, Histórico
Nacionalidade     EUA, China, Austrália


Atores e atrizes



Diretor do filme Bruce Beresford e o Protagonista Chi Cao bailarino chinês erradicado na Inglaterra






Nenhum comentário:

Postar um comentário