Está cansada?


Conheça alguns truques para driblar o desânimo e renovar suas energias
Consuma vitaminas e minerais

A carência nutricional mina a energia, pois prejudica o bom funcionamento do organismo. 

Para se certificar de que é esse mesmo o seu problema, e também para descobrir exatamente do que o seu corpo precisa, só fazendo um exame chamado mineralograma, que verifica as taxas de vitaminas e minerais nos três últimos meses a partir de fios de cabelo retirados o mais rente possível do couro cabeludo e próximos da nuca, conforme explica Tamara Mazaracki, nutróloga, do Rio de Janeiro. 

Depois, para confirmar se a suplementação está dando certo, é necessário partir para testes de sangue e urina. Em tempo: “É comum as mulheres terem deficiência de vitaminas C, E e zinco, que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e garantir disposição”, conta Heloísa Rocha, cardiologista e médica ortomolecular, do Rio de Janeiro.

Corra na frente!
Um estudo coordenado pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) descobriu que a produtividade de mulheres que seguem um programa de corrida é muito superior à de sedentárias da mesma faixa etária. 

Na pesquisa, as corredoras ainda se mostraram bem mais dispostas, autoconfiantes e preocupadas com a alimentação. Correr não é a sua praia? Sem problemas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que praticar uma atividade física que te dê prazer por pelo menos meia hora, três vezes por semana, aumenta a energia, as massas muscular e óssea, melhora a postura e previne doenças.

Esfolie-se com sal grosso

ingrediente elimina a carga elétrica excessiva que rouba a sua energia. Mas para não machucar a pele, faça assim: num pote, misture um punhado de sal grosso com ¼ de xícara de chá de óleo de amêndoas e duas gotas de essência de eucalipto. 
“Passe com as mãos, fazendo movimentos circulares e delicados no corpo todo, menos no rosto, durante 10 minutos. Depois, enxague com água morna para fria”, ensina a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, no Rio de Janeiro.


Durma bem


Não adianta comer direitinho e se exercitar regularmente se você não dorme bem. É que durante o sono acontecem processos metabólicos que, se alterados, desequilibram todo o funcionamento do organismo.

“Inúmeras pesquisas mostram que quem dorme mal e levanta mais cansada do que quando foi deitar tem menos vigor, envelhece mais rápido e está sujeito a doenças”, diz Fausto Ito, especialista em sono e membro da Associação Brasileira do Sono (ABS) no Rio de Janeiro. Para ter uma noite reparadora, recomenda-se :
1. Ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário.

2. Diminuir a luminosidade da casa à medida que cai a noite, para estimular o organismo a produzir melanina, que é um indutor natural do sono.

3. Comer, no máximo, três horas antes de dormir, de preferência alimentos leves, com pouca gordura.

4. Não tomar bebida alcoólica nem com cafeína, como chás escuros e refrigerantes à base de cola.

5. Usar pijama, travesseiro, lençol e colchão que a deixem confortável.

6. Levantar a cabeceira da cama em 15 centímetros se você tem apneia ou ronca. Dormir de lado também é uma boa pedida.


Pingue óleo essencial no seu hidratante preferido
“Imediatamente após ser inalada, a fragrância atua no sistema límbico, que é a região do cérebro responsável pelas emoções. Assim, se você usa um cheiro energizante, como laranja, alecrim ou limão, sente-se bem disposta e com a energia renovada”, fala Lôua Unger, massoterapeuta. 


Segundo ela, um jeito prático de utilizar o óleo essencial é pingar uma gota no seu hidratante, na água da banheira, na toalha de banho ou no travesseiro.


Aperte o ponto certo

Quando a sonolência estiver roubando a sua vontade de fazer alguma coisa, não pense duas vezes em apertar com força, por 30 segundos, o ponto na palma da mão que fica bem no meio do caminho entre o dedo indicador e o polegar. “O incômodo vai acordá-la no ato”, afirma a reflexologista Alice Keiko, da Clínica Keiko’s, em São Paulo. 

Tome um suco power

Quem dá a receita é a nutricionista Gabriela Marcelino, da Congelados da Sônia, no Rio de Janeiro: bata no liquidificador meio litro de água filtrada com 2 colheres de sopa de mel e 40 uvas niágara. Achou ‘fraquinho’?
“Não é, mesmo! O valor energético da bebida se dá pela grande quantidade de carboidrato simples encontrado na fruta e no mel. E como esse nutriente é digerido rapidamente, é tomar para sentir um up em cerca de meia hora”, garante a expert. Por tudo isso é que a bebida, segundo ela, também é excelente pedida naqueles dias em que você está sem coragem até para levantar da cama. 


Ouça músicas animadas que você goste
Se fizer isso durante a atividade física, seu desempenho aumenta em até 20%. O dado é do pesquisador Costas Karageorghis, consultor de psicologia do esporte da Universidade Brunel, na Inglaterra. Segundo ele, ouvir um som animado e que você goste não só é muito estimulante, como ajuda a regular o humor, reduzir medos, melhorar a concentração e diminuir o cansaço.



Alongue-se
A atividade relaxa a musculatura, libera os movimentos, que ficam bloqueados pelo stress, melhora a circulação sanguínea e aumenta a temperatura corporal. “O horário ideal para se esticar é pela manhã, ainda na cama, para despertar o corpo e prepará-lo para encarar o dia com disposição”, avisa Marcella Alves, professora de educação física da Academia da Praia, no Rio de Janeiro. Quer tirar a prova? Faça assim: 

1. Dê uma boa espreguiçada, esticando bem as pernas, os braços e a coluna.

2. Movimente suavemente a cabeça para os lados.

3. Levante-se e se espreguice mais uma vez, entrelaçando os dedos das mãos acima da cabeça e
ficando na ponta dos pés para se esticar um pouco mais.

4. Apoie as mãos na nuca e aproxime o queixo do colo.

5. Flexione o tronco à frente, tentando encostar as mãos no chão.

6. Para terminar, equilibre-se em um pé e puxe o outro para trás e em direção ao bumbum. Depois, repita para o outro lado.

Coma couve, espinafre, arroz integral ou aveia todo dia
O quarteto fantástico é riquíssimo em magnésio, cuja falta causa irritação, cansaço, ansiedade e intensifica os sintomas da TPM. “Para evitar tudo isso, a recomendação é ingerir diariamente 400 miligramas do mineral, que é encontrado em duas porções de folhas verde-escuras ou de grãos integrais”, calcula a nutricionista Camila Duran, de São Paulo.


Postado no blog Uma Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário