Suplementação Esportiva



Meninas, agora que comecei a malhar achei importante me informar mais sobre o uso de suplementos, Já que optei por tomar alguns deles. Só que antes de mais nada, resolvi pedir a ajuda da minha nutricionista Laíse Pinho para que as informações passadas por ela, servissem para vocês também!! Confere aí.



A busca por suplementos alimentares vem crescendo cada vez mais, isso é fato. Mas afinal, o que são eles? Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos ou aminoácidos, que estão deficientes ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Então, eles tem a finalidade de cobrir as necessidades aumentadas de nutrientes; compensar dietas ou hábitos alimentares inadequados e melhorar a performance (reduzir gordura e aumentar massa magra).






São classificados em 5 tipos:

Repositor hidroeletrolítico (bebidas com sais e carboidratos com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física. Exemplo: Gatorade, sport drink)

Repositor energético (Formulados com nutrientes que permitam o alcance e/ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas. Exemplo: Carboplex, Carb up.) Obs. Red bull, como muitos acham, NÃO é repositor energético!

Alimentos proteicos (São produtos com predominância de proteínas, hidrolisadas ou não, formulados com o intuito de complementar a dieta de atletas, cujas necessidades proteicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais. Exemplo: albumina, whey protein)

Alimentos compensadores ou hipercalóricos (utilizados para compensar a falta de algum nutriente. Exemplo: ensure)

Aminoácidos de cadeia ramificada (São formulados a partir de concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada, com o objetivo de fornecimento de energia para atletas. Exemplo: BCAA)

Fiquem atentos: exagerar na dose pode trazer conseqüências ao organismo. No caso das proteínas, por exemplo, o exagero pode sobrecarregar os rins. Por isso, é importante procurar um profissional para determinar quais suplementos devem ser tomados, como e quando, e esse profissional é o nutricionista!

É importante destacar também que os suplementos não devem jamais serem utilizados como substitutos da dieta.



Postado no blog Antenadas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário