Mastigar para emagrecer



Por Diane Neubüser

Praticar exercícios físicos, beber dois litros de água por dia, evitar alimentos com excesso de gordura, sal e açúcar e dar prioridade ao consumo de frutas e verduras são alguns dos pilares da boa saúde. "Mas, também é muito importante prestar atenção à maneira como se come as coisas e não apenas ao que está sendo ingerido", destaca o ortodontista e ortopedista Gerson Köhler, que atua com questões relacionadas ao emagrecimento.


Coma devagar

A mastigação tem papel fundamental no emagrecimento e na manutenção do peso. Mastigar várias vezes e devagar contribui para que o organismo se sinta saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida. 

"O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes cada bocado, dependendo da textura e resistência do alimento. Enquanto a boca mastiga, o cérebro recebe avisos sobre o que foi ingerido para enviar o comando de saciedade", explica Gerson.

Ao comer muito rápido, mastigando pouco e engolindo o alimento mal triturado, o ponto de saciedade se dará de modo errado. O estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida e a quantidade de calorias consumidas é muito maior do que o necessário. 

Dica

Para melhorar a qualidade da ingestão de alimentos, pode ser feita uma pausa entre cada bocado. Para facilitar, a pessoa pode colocar o garfo e a faca no prato. Esta atitude simples desacelera o ritmo da mastigação, da refeição e ajuda quem tem dificuldade de comer devagar. "A mastigação rápida pode, inclusive, causar problemas digestivos”, alerta Gerson.

Para quem tiver dificuldades na reeducação da mastigação, existe um aparelho intrabucal, usado em tratamentos de emagrecimento, que auxilia no treinamento. 

A peça, feita de resina acrílica, foi criada com o objetivo de reduzir a quantidade de comida ingerida e aumentar a quantidade de mastigações durante a refeição. 

"O dispositivo reduz o volume interno da boca, obrigando a pessoa a comer devagar e a mastigar mais antes de engolir o alimento. O aparelho, que não é visível, deve ser colocado 15 minutos antes de cada refeição e ser retirado depois de comer", explica o especialista.


Doutor Gerson Köhler é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial - Site: www.kohlerortofacial.com.br


Postado no blog Uma Mulher em 03/10/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário