Amanheceu bem hoje? Levante cedo e se sentirá melhor!



Tanta coisa para fazer e problemas para resolver...


Mas o melhor que tem a fazer é colocar as "ideias" no lugar e começar bem o dia...


Primeiro, ao acordar, faça seus exercícios de alongamento, dê sua caminhada matinal, chegue em casa, tome um banho e um lanche reforçado e já estará preparado para encarar o dia de frente!

Ah, mas o problema consiste no ato de acordar cedo não é mesmo?


É verdade, o mais difícil é mesmo acordar bem... a maioria de nós arrasta-se da cama depois de o despertador ter tocado e começa a correria rotineira do dia! Acaba ficando com sono e mal disposto. Não é a melhor forma de começar o seu dia, pois não? Então, está mais do que na altura de mudar. Ficará admirado com a quantidade de coisas que poderá concretizar ao levantar-se mais cedo e, melhor, a satisfação que irá sentir ao fazê-las. 

Começar bem cedo é muito bom, veja as vantagens!


Serenidade. As primeiras horas do dia são simplesmente serenas – aproveite-as para organizar as ideias, para planejar o seu dia, para passar algum tempo de qualidade consigo próprio, para respirar.

Ver o sol nascer. Quem se levanta tarde perde um dos maiores espetáculos da natureza – o nascer do sol. É simplesmente maravilhoso ver o dia apoderar-se da noite, observar o céu a transformar-se de azul escuro para claro, ver a luz matinal iluminar a cidade ou o campo, pouco a pouco. Com certeza, se puder fazer isso vai ser um dia fantástico!


Café da manhã reforçado. Ao levantar-se cedo, vai finalmente ter tempo para tomar o pequeno-almoço – a refeição mais importante do dia. Sim, aquela que lhe fornece o combustível necessário para manter os seus níveis de energia em alta de manhã à noite.

Exercício físico. Claro que existem muitos outros horários para praticar exercício físico, sem ser ao nascer do sol. Porém, e apesar de saber muito bem descarregar energias depois de um dia de trabalho, a verdade é que existem mais probabilidades de surgirem compromissos nesse horário do que de manhã cedo. 

Produtividade em alta. Levantou-se cedo, viu o sol nascer, está envolto em silêncio e tranquilidade, tomou um pequeno-almoço revigorante, por isso, estará, certamente, pronto para arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Pode ver os seus e-mails, começar a estudar ou adiantar os serviços necessários da casa. E, no fim do dia, pode relaxar e passar mais tempo com a família ou os amigos. 

Mas não consigo levantar cedo o que posso fazer para mudar?

Um hábito a adquirir. Tudo bem, não é fácil levantar, mas não é impossível. Não faça alterações drásticas na sua rotina matinal de um dia para o outro. Comece devagar, ou seja, nos primeiros dias comece por levantar-se 15 a 30 minutos mais cedo. Nas semanas seguintes, outros 15 minutos e assim sucessivamente até conseguir levantar-se à hora que pretende. 

Deite-se mais cedo. Pode estar habituado a ficar a pé até tarde, a ver televisão ou a navegar na Internet, mas se mantiver este hábito enquanto tenta implementar o outro, mais tarde ou mais cedo, um vai ceder e sabemos muito bem qual deles é que vai ser. Vai aterrar na almofada, dormir até o mais tarde possível, arrastar-se da cama de manhã e ter que começar tudo de novo outra vez. A melhor sugestão para não cair novamente neste ciclo vicioso é deitar-se mais cedo. Se nas primeiras noites tiver dificuldade em adormecer, aproveite para ler aquele livro que tem na mesa de cabeceira há séculos. Se estiver realmente cansado, vai adormecer mais depressa do que imaginava.


Coloque o despertador longe da cama. Sim, este é um velho truque… que funciona. Se tiver o despertador na mesa de cabeceira, vai desligá-lo vezes sem conta, até finalmente se levantar ou até adormecer novamente. Se estiver longe da cama, terá que se levantar para desligá-lo. Aí já estará de pé, por isso, agora é só resistir ao impulso de voltar para a cama.

Saia do quarto logo que desligar o despertador. Resista ao impulso de voltar para a cama. Ponha essas pernas a mexer e saia imediatamente do quarto – vá lavar o rosto com água fresca ou ponha o café a fazer… já passou, já está de pé, pronto para mais um dia!

Não racionalize. Se permitir que o seu cérebro o convença que   levantar-se cedo não é afinal muito boa ideia – porque trabalhou muito ontem, porque precisa de descansar, porque ainda tem muito tempo para se levantar – nunca vai conseguir. Voltar para a cama não pode ser uma opção.


Uma boa razão. Tenha sempre uma boa razão para se levantar cedo, algo que o motive a saltar da cama mal ouça o despertador. Podem ser muitas coisas - fazer corridas matinais, caminhadas, escrever, trabalhar no seu estudo, escrever relatórios, ler, passear com o cão, basta escolher apenas uma!


Aproveite bem o tempo que ganhou. Não se levante uma hora mais cedo apenas para ir navegar para a Internet, a não ser que isso faça parte dos seus objetivos – como fazer pesquisa para um artigo importante, criar um blog ou site. Não vale a pena fazer o esforço para sair da cama mais cedo se não vai aproveitar o tempo que ganhou. Aproveite cada minuto bem… quando a maioria das pessoas se levantar, você já estará bem mais adiantada do que todas elas. Curta o dia!






Postado no blog Vivendo a Viva Bem Feliz com alterações feitas por mim


Nenhum comentário:

Postar um comentário