27 novembro 2012

Exercícios aumentam a expectativa de vida!



Sabia que atividade física de lazer aumenta a expectativa de vida em até sete anos? 

Estudo feito em Harvard, mostrou que caminhar no parque, passear de bicicleta e praticar algum esporte amador contribuem com a longevidade independentemente do peso de uma pessoa.

Então minha gente, não é possível que agora vocês ainda irão permanecer inertes! Vejam que notícia espetacular! E para aumentar a animação de vocês, incluí diversas imagens de como praticar exercício é prazeroso e relaxante! Tem tantos lugares lindos para fazer: Basta querer! Vamos começar? 

Caminhadas e corridas em parques aumentam a expectativa de vida e a vontade de ser feliz!

Praticar alguma atividade física nos momentos de lazer, como caminhar ou pedalar no parque, aumenta a expectativa de vida independentemente da intensidade do exercício ou do peso do indivíduo, concluíram pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês) dos Estados Unidos. Em uma nova pesquisa, eles mostraram que unir momentos de folga a exercícios físicos pode acrescentar até sete anos na longevidade de uma pessoa. 

Onde foi divulgada: revista PLoS Medicine
Quem fez: Steven Moore, I-Min Lee e outros
Instituição: Universidade de Harvard e Instituto Nacional de Saúde (NIH), Estados Unidos
Dados de amostragem: 654.827 de 21 a 90 anos

Resultado: Atividades de lazer como caminhada rápida aumenta a longevidade em 1,8 ano (75 minutos por semana), 3,4 anos (150 minutos por semana) ou 4,5 anos (450 minutos por semana). Ter peso normal e praticar 150 minutos do exercício, em comparação com ter IMC maior do que 35 e ser sedentário, aumenta em 7,2 anos a expectativa de vida.

Embora uma grande quantidade de pesquisas científicas já tenham comprovado os vários de benefícios da prática de atividade física, inclusive em relação à redução do risco de mortes prematuras, nenhum estudo havia estabelecido quantos anos cada tipo de exercício feito nos momentos de lazer pode acrescentar à vida de uma pessoa, tanto em relação aos indivíduos de peso normal quanto aos obesos. Foi o que fizeram os pesquisadores americanos. Os resultados desse trabalho foram divulgados no dia 06 de novembro de 2012, na revista PLoS Medicine.

Quer aumentar sua autoestima? Vá ao parque e ande descalço na grama. Vai se sentir bem demais!

Os autores levantaram dados de seis estudos diferentes sobre atividades de lazer que, ao todo, envolveram mais de 650.000 participantes de 21 a 90 anos, sendo a maioria acima dos 40 anos de idade. São consideradas atividades físicas de lazer aqueles exercícios cuja prática não é obrigatória e nem tem data e horário certo para acontecer. São atividades como esportes amadores, caminhadas ou corridas ao ar livre e um passeio de bicicleta, por exemplo. 

Caminhadas a dois: uma ótima opção para rir, conversar e se exercitar

Caminhada rápida — De acordo com I-Min Lee, epidemiologista do Hospital Brighan and Women da Universidade de Harvard e coordenadora do estudo, o nível mínimo de atividade física que é necessário para aumentar a longevidade é o acréscimo de 75 minutos de caminhada rápida (ou outra atividade moderada) por semana. 

Essa atividade, em comparação com não praticar nenhuma atividade, acrescenta 1,8 ano na expectativa de vida de uma pessoa acima dos 40 anos de idade, segundo a pesquisa. Os resultados ainda mostraram que esse mesmo exercício, se realizado 150 minutos por semana, que são os níveis recomendados pelas autoridades de saúde, eleva em 3,4 anos a longevidade de uma pessoa. Se praticado durante 450 minutos semanais, esse aumento chega a 4,5 anos.


Caminhadas rápidas : excelente opção para prolongar a vida

“Essa associação foi encontrada entre homens e mulheres e tanto entre indivíduos de peso normal quanto entre aqueles com sobrepeso ou obesidade”, disse Lee. No entanto, quando os pesquisadores compararam indivíduos com obesidade severa (índice de massa corporal maior do que 35) que eram sedentários a pessoas de peso normal que cumpriam 150 minutos de caminhada rápida por semana, o aumento da expectativa de vida foi de 7,2 anos. A obesidade, portanto, foi relacionada a um menor aumento da expectativa de vida — o que não significa que os exercícios físicos não aumentem a longevidade de pessoas acima do peso.

"Nossos resultados destacam a importante contribuição que as atividades de lazer têm, especialmente entre adultos", diz Steven Moore, um dos autores do estudo. "O exercício físico regular prolongou a vida de todas as pessoas que foram examinadas em nosso estudo, independentemente do peso.” 

Viu só pessoal? Não é uma pesquisa fantástica? E acabou de sair do forno!

Vamos caminhar minha gente! Devagar ou depressa, não importa. O que é importante é começar já. Lugares lindos e maravilhosos te esperam. E se não quiser ir sozinho, poderá ter a agradável companhia de sua família ou amigos. Está esperando o quê?


Caminhada no parque com os amigos: alto astral e ótima diversão

Andar de bicicleta também é muito legal! 

Se você preferir essa forma de exercício, ponto para você! Já falei sobre isso aqui no Blog duas vezes. Se ainda não leu, confira em Andar de bicicleta traz inúmeros benefícios e Revigore-se pedalando!

Mas uma boa notícia dessa, precisa ser divulgada aos quatros ventos e apontarei aqui mais alguns benefícios de andar na bike magrelinha! 



Se for andar de bicicleta, procure usar os acessórios que garantam a sua segurança, como capacetes e luvas nas mãos para segurar o guidão da bike  com firmeza.

Veja o que a bicicleta pode fazer por você. Além de relaxar, ajuda a queimar muitas calorias.

Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma". Este é o resultado final de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Esporte.

Os benefícios não deixam margem para dúvidas. "As pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico", refere o documento.

"Muitas pessoas com problemas como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podem desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes", acrescenta ainda o estudo.

Prepare-se para pedalar:

Antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar de repente. Para pedalar, existem várias recomendações. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos. Se preferir pedalar ao ar livre, lembre-se do protetor solar e do capacete.

Mente mais sã:

As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes à depressão. Pedalar é um dos melhores antidepressivos que existem!

Andar de bike combate a depressão. Adquira esse hábito e seja mais feliz!

O coração agradece:

Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%. Melhora as suas costas.  O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais.

Um presente para suas pernas:

Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. E, além disso, as coxas e os glúteos endurecem. 

Afasta as infecções:

O exercício físico estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.



Aqui neste vídeo, tem dicas incríveis para você que está começando e também para os veteranos. 




Postado no blog Vivendo a Vida Bem Feliz em 20/11/2012

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"