30 maio 2014

A conexão existente entre a prática de exercícios físicos e a felicidade



Adriana Helena

O exercício tem sido apontado como uma cura para quase tudo na vida, da depressão, à perda de memória, doença de Alzheimer, Parkinson e muito mais. 



Sempre enfatizei aqui no blog, como é importante a prática de exercícios e o que realmente ele provoca em nossos corpos e nossos cérebros. Mas você sabe porque a atividade física faz tão bem? Eu explico:

Tudo por causa das endorfinas. Isso faz você se sentir bem demais e por isso devemos nos exercitar. Assim, a curiosidade novamente me moveu e comecei a pesquisar a valiosa conexão que existe entre o nosso sentimento de felicidade e a regular prática do exercício físico. 

Afinal, o que desencadeia tanta felicidade em nosso cérebro quando nos exercitamos?

A maioria de nós está ciente do que acontece com o corpo quando praticamos exercícios. Construímos massa muscular e adquirimos resistência física. 

Sentimos, com as atividades diárias, tais como subir escadas, fazer caminhadas até o trabalho ou dar uma voltinha de bicicleta no quarteirão, que o dia pode passar melhor e mais rápido, pois nos exercitamos regularmente.

Então vamos agora explicar a conexão entre o nosso cérebro, as endorfinas que liberamos e o bom humor que ganhamos.

Quando você começa a se exercitar, seu cérebro reconhece isso como um momento de stress. Como a pressão aumenta seu coração, o cérebro pensa que está lutando contra o inimigo ou fugindo dele. Para proteger a si mesmo e seu cérebro do estresse, você libera uma proteína chamada BDNF (Brain- fator neurotrófico derivado). Este BDNF também tem um elemento protetor e reparador para seus neurônios da memória e funciona como um botão de reset. Muitas vezes, é por isso que nos sentimos tão à vontade e as coisas ficam tão claras. Justamente após o exercício, que nos tornamos muito mais felizes!

Ao mesmo tempo, as endorfinas, um outro produto químico para combater o stress, é liberado em seu cérebro. O principal objetivo das endorfinas, segundo o pesquisador McGovern, é minimizar o desconforto do exercício, bloquear a sensação de dor e ainda associar a prática do exercício com uma sensação de euforia.


No geral, há muita coisa acontecendo dentro do nosso cérebro e ele, de fato, fica muito mais ativo quando o corpo se exercita, do que quando estamos em situação de repouso, apenas sentados ou concentrados mentalmente.

Então, palmas para o BDNF e as endorfinas provocadas e liberadas pela prática do exercício e as razões que nos fazem sentir tão bem.

A parte um pouco assustadora, é que eles têm um comportamento muito similar e viciante como a morfina, a heroína ou a nicotina . A única diferença? É que realmente eles só fazem BEM para nós.

Então, pratique Felicidade através do exercício!


Agora, aqui é onde tudo fica ainda mais interessante. Aprendemos os fundamentos básicos de como o exercício nos faz felizes e o que acontece dentro de nossas células cerebrais. 

A parte mais importante, agora, é descobrir, naturalmente, como podemos acionar este dispositivo de uma forma mais otimizada e duradoura. Seria fantástico não é? 

Um estudo recente da Universidade Penn State, lançou alguma luz sobre o assunto e os resultados são surpreendentes. Eles encontraram a chave para manter o cérebro sempre produtivo, mesmo que não tenha praticado exercício naquele dia em particular. Eis a fórmula advinda das pesquisas:

"Voluntários que tinham se exercitado durante o mês anterior, mas não no dia dos testes, geralmente se saíram melhor no teste de memória do que os regularmente sedentários."

Gretchen Reynolds, autor do best-seller "Os primeiros 20 minutos", escreveu que o segredo para a felicidade não implica em torna-se um atleta profissional para poder obter o mais alto nível de felicidade e benefícios para a saúde. Ele disse no livro, que necessitamos apenas de uma quantidade menor, necessária e suficiente para atingir o nível onde a felicidade e a produtividade sempre estejam presentes. Eis suas palavras:

"Os primeiros 20 minutos de movimento, mesmo sendo esse alguém sedentário, já fornecem a maioria dos benefícios para a saúde. Você começa a ter uma vida mais prolongada e redução do risco de várias doenças. Tudo, se manter-se ativo apenas por 20 minutos." 

Então, tudo que você tem a fazer é focar em uma atividade enérgica 20 minutos por dia, para obter a felicidade e o impulso que necessita na vida. Em dias de exercício, o humor melhora significativamente, após a prática do exercício.

Então como chegar ao hábito de exercícios? 

Sugiro liberar as endorfinas!



Começando a se exercitar regularmente ou mesmo diariamente, a parte mais importante a observar em primeiro lugar, é que o exercício pode tornar-se um "hábito distorção" de acordo com o Charles Duhigg, do New York Times, autor do best-seller The Power of Habit. Isso significa que este exercício diário, pode abrir o caminho não só para a felicidade, mas também de crescimento em todas as outras áreas de sua vida.

Falei com muitas pessoas sobre o meu hábito de me exercitar e aqui estão algumas dicas das coisas mais importantes a fim de fazer dos exercícios físicos, a sua diversão diária:




1) Coloque sua roupa de ginástica ao lado de sua cama ou sobre o seu despertador ou telefone quando for dormir. Esta técnica parece bastante simples, mas tem sido uma das mais poderosas.

2) Acompanhe os seus exercícios registrando-os depois de cada atividade realizada. Assim, fazendo exercícios regularmente, alcançará a chave para torná-lo um hábito. 

Uma maneira de conseguir isso é criar a chamada "recompensa" que irá lembrá-lo dos bons sentimentos que você recebe do exercício. 

Existem uma grande lista de aplicativos na web sobre fitness que pode ser bastante útil. Experimente Fitocracy ou RunKeeper para registrar seus trabalhos e progressos. É só entrar nestes links e instalar o aplicativo de sua preferência. Eles poderão ser uma mão na roda e te motivarem bastante.

3) Aqui está um pequeno segredo. Quando comecei a fazer exercícios, fiz isso com cinco minutos por dia, três vezes por semana. Você consegue imaginar isso? Cinco minutos de exercício cronometrado, três vezes por semana? 

Isso não é nada, você pode estar pensando. E você está certo, porque a tarefa é tão fácil e qualquer pessoa pode ter sucesso pois você pode realmente começar a fazer dele um hábito. Tente não mais que cinco ou dez minutos, você estará começando e logo se encantará com a prática das atividades! 

Quando menos esperar, você já ingressou em uma rotina de exercícios incrível, que te fará mais feliz, produtivo e relaxado do que nunca.

Como última rápida verdade, o exercício causa o aumento das proteínas de BDNF no cérebro e atua como um potenciador de bom humor. Os efeitos são viciantes!

"A liberação de endorfinas tem um efeito viciante fazendo com que mais exercício seja necessário para atingir o mesmo nível de euforia ao longo do tempo." ( McGovern )

Então comece já e quando você terminar de se exercitar, a sensação de euforia falará muito mais alto!

Assista ao vídeo e veja como funciona o poder do hábito e a recompensa. É muito interessante! 





Postado no blog Vivendo a Vida Bem Feliz em 26/05/2014


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