05 agosto 2014

Formas naturais de ter mais disposição e energia no dia a dia





Adriana Helena



As pessoas já se acostumaram a correr contra o relógio para dar conta do trabalho, estudo, tarefas domésticas, filhos e por aí vai. Só que um dia o corpo reclama e isso vem acompanhado de desmotivação, cansaço e preguiça. 

Você precisa mudar esse cenário. Por isso, trouxe tenho algumas dicas simples de motivação para você ter uma energia extra.

Inclusive, até os médicos apontam maneiras de ter mais disposição no dia a dia. São dicas tão singelas como, por exemplo, comer uma banana, tomar sol e usar roupas cor de laranja, mas que podem modificar a vida de quem espera ter mais disposição e alegria.

Alguns hábitos simples como beber água e comer maçã, podem ajudá-lo a espantar a fadiga, sabia?

O seu cansaço pode ser resultado de hábitos ruins. O que você come, como você se mexe e até como você respira, pode influenciar nos seus níveis de energia. Por isso, vamos dispor dicas de especialistas para espantar a fadiga. 

1 - Pense positivo 


Esse é o primeiro passo para abrir a mente e possibilitar que ela se encha de pensamentos bons, o que dá disposição imediata e mais energia ao corpo.

2 - Integre-se com amigos cheios de energia


Ficar rodeado de pessoas ajuda a motivá-lo e ajudar a revitalizar seu corpo e sua mente. “Saia com amigos com boa energia. O humor e entusiasmo deles passa rapidamente para você”, afirma Graham.

3 - Faça exames regulares


Fazer exames regulares também é importante, pois o cansaço e o mal estar podem ser sinônimos de falta de vitaminas no organismo. 

4 - Tome sol


A exposição aos raios solares por 15 a 30 minutos diários, sem o uso de protetor, melhora a absorção do cálcio no organismo. Além disso, ajuda a dar mais disposição. Não surpreende que você se sinta cansado dentro de um escritório frio e com luz artificial.

Escape para a área externa para curtir a luz do sol por 15 a 20 minutos. “O sol nos dá energia e melhora nosso humor”, garante Lorraine Maita, autora de Vibrance for Life. 

5 - Beba muito líquido 


Muitas pessoas não bebem líquido o suficiente para equilibrar a perda de suor da atividade física. O corpo precisa de água! É necessário que a pessoa se hidrate o dia inteiro. “O motivo mais comum para fadiga é a desidratação, pois se não há liquido suficiente no seu corpo o volume de sangue cai, fazendo com que seu corpo tenha que trabalhar mais para continuar levando oxigênio e nutrientes para as células”, informa Lot.

Desidratação também pode causar perda de memória e tontura. Garanta que esteja tomando bastante água durante o dia especialmente quando sentir que a energia anda baixa. 

6 - Beba chá verde 


Se café costuma ser sua solução para mantê-lo acordado, experimente trocá-lo por chá verde. “Esse chá possui cafeína e, segundo diversos estudos, ainda ajuda a emagrecer”, diz Elizabeth Tratter, especialista em medicina integrativa.

Então além de ganhar energia você ainda pode eliminar as gorduras extras. Prefira o chá verde na parte da tarde, pois também diminui o risco de ter problemas para dormir à noite, já que possui menos cafeína que o café. 

7 - Pressione seu Timo 


“O timo está localizado no centro da parte superior do seu peito, abaixo da clavícula. Quando você dá um tapinha nessa área desencadeia a produção de células T, que aumentam a energia, a força e a vitalidade e aliviam o estresse”, afirma Maruan Buck-Murray, nutricionista e terapeuta de Técnica de Liberação emocional (EFT).

Para um aumento instantâneo de energia ela recomenda dar tapinhas com as pontas do dedo nessa região por 20 segundos, enquanto respira de forma lenta e profunda.

8 - Estique-se 


Levantar da cadeira de vez em quando vai ajudá-lo a se sentir menos cansado. “Nunca fique sentado por muito tempo. Seus vasos sanguíneos tem uma tendência natural a se contrair durante períodos em que o corpo está inativo. Isso diminui sua energia e faz você se sentir mais cansado, mesmo quando não está com sono”, explica o médico Moshe Lewis. Então, levante-se e dê uma volta por alguns minutos. Isso vai até torná-lo mais produtivo. 

9 - Dê um descanso para o cérebro 


“Da próxima vez que estiver lutando para não cochilar em sua mesa, tente piscar mais”, sugere Douglas N. Graham, autor de The 80/10/10 Diet . Segundo ele, devemos piscar de 10 a 20 vezes por segundo enquanto lemos, assistimos TV, ou estamos no computador. Em cada piscada o cérebro tira rápidas férias. 

10 - Tome uma vitamina verde 


Experimente ingerir um suco nutritivo pela manhã. Em um liquidificador, bata de 2 a 4 folhas de couve, de 2 a 4 folhas de alface, 1 pedaço de gengibre, metade de um limão sem sementes, uma maçã e, se quiser, adicione um dente de alho para dar uma força extra para seu sistema imunológico.

“Você ainda pode adicionar cenoura, verduras escuras, beterraba, laranja ou pera no lugar da maçã para dar um sabor diferente ao suco”, sugere a nutricionista Joanna Chodorowska

11 - Respire fundo


“Aprender a inspirar e expirar completamente é uma das melhores formas de se energizar”, diz Laurel Clark, presidente da Escola de Metafisica de Windyville, nos EUA. 

Da próxima vez que precisar de um gás extra, tente o exercício recomendado por ele: Sente-se com a coluna reta e feche os olhos. Foque sua atenção em sua respiração e inspire contando até seis. Segure o ar e conte até três e tencione todos os músculos do seu corpo. Expire contando até seis, eliminando todo o ar enquanto relaxa seus músculos. Espere por três segundos e repita novamente. 

“Depois de um tempo você pode deixar de tencionar e relaxar e se concentrar apenas na respiração”, aconselha.

12 - Sente-se direito


"Mudar sua postura pode lhe dar mais energia imediatamente”, garante a professora de postura Dana Davis. De acordo com ela, normalmente nos sentamos ou levantamos com ombros, pescoço e cabeça virados para frente, o que pode afetar as artérias que levam sangue para o cérebro. “Nossa postura incorreta também exige muita energia, pois os músculos tem que fazer o trabalho que os ossos devem fazer”, justifica. Então, para diminuir estresse e a fadiga, procure sentar de forma alinhada.

13 - Silêncio mágico


Ficar sozinho e calado de vez em quando, funciona para escutar o que o corpo e as emoções pedem e não tem nada a ver com estar triste ou de mal com a vida. Assim, conseguimos processar informação que recebemos o tempo todo e achar sentido na vida. É como se o organismo colocasse cada arquivo na pasta certa para o computador ( nossa mente) “não dar pau”.

14 - Faça atividade física



A atividade física é importante porque dá mais disposição, auxilia na perda de peso e faz com que a pessoa durma melhor. Um dos exercícios indicados é o pilates. Ele potencializa a capacidade respiratória. O exercício pode ser praticado por todas as idades, inclusive grávidas.

15 - Coma banana 


Faça como os jogadores de tênis que fazem da banana sua companheira de quadra, no momento em que é necessário repor as energias. Ricas em potássio, também são excelentes fontes de açúcar, ajudando a melhorar a performance por cerca de duas horas. E ainda são fáceis de carregar para qualquer lugar. 

16 - Dê uma massageada no corpo 


Esfregar o corpo com as mãos ajuda a aumentar a circulação, estimulando o fluxo em direção ao cérebro. A dica é fazer isso na região entre a nuca e o pescoço, massageando os músculos longos atrás do pescoço. Faça movimentos para cima e para baixo e depois siga o contorno do crânio até a região das orelhas. 

17 - Durma bem 


Cansaço e desânimo é sinal de que é preciso recarregar as baterias. Durma bem, mesmo que seja apenas no dia de folga. Para cansaço, nada melhor que descansar de verdade. Durante o sono produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência facilita acúmulo de gordura, deixa os músculos flácidos e os ossos fracos. 

18 - Mas não durma demais 


É importante descansar, mas isso não significa que vale a pena passar um fim de semana inteiro na cama. Isso só irá resultar em mais cansaço. Quando o ciclo do sono é alterado em mais de duas horas, os mecanismos de acordar e dormir ficam bagunçados. 

19 - Explore sua energia sexual 


A prática sexual pode relaxar, energizar e reequilibrar o corpo. Explore seus sentidos para aumentar sua energia. 

20 - Coma maçã 



É normal recorrer a doces, especialmente chocolate, quando os níveis de energia estão lá embaixo. Porém, isso terá um efeito curto e depois vai deixar você ainda mais cansado.

Ao invés disso coma uma maçã. “Essa fruta é uma ótima escolha de lanche no meio da tarde, pois é energizante. Rica em vitamina C, fibra e carboidratos complexos, a maçã dá energia e estabiliza a quantidade de açúcar no sangue", explica a nutricionista Peggy Kotsopoulos.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Flórida, ainda indica que os antioxidantes encontrados na maçã, também ajudam a diminuir o colesterol ruim, tem poder anti-inflamatório e previne o envelhecimento precoce. 

21 - Masque chiclete 


Colocar a mandíbula para se movimentar pode ajudar a aumentar os níveis de energia no organismo. E escolha de preferência as gomas de menta. Estudos apontam que o osso [da mandíbula em movimento] estimula a mesma parte do cérebro responsável por fazer uma pessoa despertar pela manhã. 

22 - Alimente-se bem


Uma alimentação saudável é o segredo para se sentir bem, sem a sensação de cansaço e preguiça. O ideal é fazer seis refeições por dia e optar por alimentos como frutas, verduras e legumes. 

23 - Recarregue com chocolate


O doce já é nosso amigo certo nos momentos de baixo astral, mas a boa notícia é que o chocolate entrega energia extra quando vem na forma de uma bebida quentinha. Primeiro, porque contém cafeína e teobromina, que estimulam o corpo a produzir endorfina e serotonina, substâncias relacionadas ao bem estar e emoções positivas. 


Postado no blog Vivendo a Vida Bem Feliz em 04/08/2014


Nota

Adaptações e modificações, no texto, feitas por mim.

Rosa Maria 

( Editora do Blog )



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