15 janeiro 2015

Óculos de sol : como escolher o melhor para os seus olhos








Danilo Sala



Seja na praia, no campo ou na cidade, o sol intenso, principalmente nas épocas mais quentes, pode agredir muito o organismo. Situação que não é diferente com os olhos, afinal eles estão sempre expostos. E os óculos escuros são essenciais para protegê-los.

Para o oftalmologista Renato Neves (CRM/SP 63355), o principal é saber para que os óculos serão utilizados. Óculos que cobrem toda a região dos olhos são mais indicados por barrarem os raios solares em uma área maior.

O efeito nos olhos


Mas só a lente escurecida em si não adianta, e até pode prejudicar ainda mais os olhos. Isso porque, com a ilusão de que o ambiente está mais escuro, a pupila se abre para deixar mais luz entrar. E sem proteção anti-UV, os raios nocivos também aproveitam a brecha. "Então é mais perigoso você usar óculos escuros de baixa qualidade sem proteção do que estar sem os óculos se protegendo na sombra, não olhando para cima...", explica o oftalmologista.

E os maiores problemas provocados a longo prazo acontecem na retina. É o caso da degeneração macular, doença que resulta em perda de visão no centro do campo visual. Os raios UV também podem favorecer outras doenças, como a catarata, por exemplo. Por isso, quanto mais cedo começarmos a nos proteger, melhor.

Cor das lentes


Opções de cores das lentes não faltam no mercado. Mas você sabia que cada uma tem um uso específico? As lentes de cor cinza são ideais para se dirigir, já que realçam a cor do asfalto. Na praia, ou na piscina, lentes esverdeadas acentuam as cores da água e do mar. E para todas as ocasiões, lentes âmbar são as mais indicadas. Já as lentes amarelas não devem ser usadas sob o sol, pois seu uso é mais adequado à noite. As laranjas, rosas ou vermelhas têm um efeito mais estético, mas se possuírem proteção anti-UV também podem colaborar para a boa saúde dos olhos. 

Os óculos certos para cada uso


Ah! E não se esqueça: se você vai praticar atividades físicas usando óculos, use sempre lentes de acrílico. Elas são mais leves, e assim você evita acidentes graves, que podem até comprometer sua visão.


Postado no site Minha Vida 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"