Formas muito simples de mudar sua vida para melhor




Stephanie Gomes

Nós, seres humanos, estamos sempre em busca do melhor. Melhores dias, melhores rotinas, melhores corpos, melhores condições financeiras, melhores trabalhos… uma vida melhor. 

Isso pode ser ruim se vivermos renegando a nossa situação atual e acharmos que a vida só será boa quando conquistarmos determinado objetivo, mas pode ser muito bom se usarmos nossa vontade de melhorar para termos motivação, sairmos da inércia e começarmos a buscar caminhos positivos.


Para boa parte destas melhorias que desejamos, infelizmente acreditamos que apenas uma grande mudança fará com que aconteçam, e esquecemos o valor das pequenas atitudes. 

O resultado? A preguiça, a falta de tempo e as dificuldades – que parecem enormes – nos convencem a deixar as coisas como estão.

Se você já passou – ou está passando – por isso, tenho uma excelente notícia: pequenas atitudes podem produzir mudanças extraordinárias. 

Duvida? Experimente tentar uma (ou mais) dessas ações por alguns dias:


1) Faça um pouco de exercício




Sem desculpas, um pouquinho de exercício pelo menos três vezes por semana não vai atrapalhar os seus dias nem estragar a sua vida. Muito pelo contrário! 

Habituar-se a se movimentar vai fazer você dormir melhor, ter mais energia e se sentir mais bonito e motivado. Você não precisa passar horas na academia ou correr longos minutos na esteira, o pouquinho de exercício que puder somar aos seus dias já farão diferença e qualquer atividade que faça você se movimentar serve: dar algumas voltas no quarteirão, colocar músicas que você gosta e dançar, alongar-se enquanto assiste televisão, brincar um pouquinho com seu cachorro no quintal…


2) Encontre uma maneira de fazer as coisas com entusiasmo




É muito bom fazer as coisas com vontade e alegria, não é? O problema é que a gente acha que isso só vai acontecer no dia em que começarmos a fazer aquilo que gostamos, e esquecemos que o importante mesmo é aprender a gostar daquilo que fazemos hoje e descobrirmos uma forma de fazer com entusiasmo. 

Da tarefa mais divertida à mais entediante, acredite: é possível encontrar entusiasmo para qualquer coisa. Só é preciso um pouco de criatividade e cabeça aberta para tentar uma abordagem diferente. 

Você pode se propor um desafio no trabalho ou em casa, se gosta de desafios. Pode criar um plano de ação para realizar um sonho, se propondo pequenas metas diárias. Pode arriscar fazer o que você já faz de uma forma diferente, mais ousada, mais criativa. 

Reinvente sua maneira de encarar as tarefas, o trabalho, os estudos e a busca de seus objetivos de modo que o caminho desperte o seu entusiasmo.


3) Destaque seus pontos positivos




Tem coisa melhor do que gostar de si mesmo? De se olhar no espelho e gostar do que vê, de se orgulhar das suas qualidades, de perceber o quanto você evoluiu… às vezes a gente esquece de dar atenção às coisas boas que temos e elas ficam escondidas não só dos olhos dos outros, mas também dos nossos. 

Que tal olhar para si em busca daquilo que você tem de bom? Tem muita coisa boa aí que merece ser reconhecida e destacada! Não pense no que você quer mostrar para os outros, pense no que você quer ver mais em você. 

Se você gosta do seu sorriso, sorria mais e, se gostar, use um batom! Se você canta bem, cante mais e, se tiver vontade, mostre seu talento. Se seu estilo pessoal é único e você o adora, não tenha medo de ousar e use o que faz você se sentir bem. Por aí vai.

Reconheça seus pontos positivos – que nada mais são do que aquilo que você gosta em você – e destaque-os.


4) Seja gentil sempre




Gosto muito da frase “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível”. 

Tente ser gentil mesmo quando seu humor não está dos melhores, mesmo quando a outra pessoa não merecer, mesmo quando tudo parece estar conspirando contra você, mesmo quando não der vontade.

Sim, eu sei que nem sempre dá pra conseguir, mas ao menos tente. Se conseguir uma vez ou outra contornar a vontade de ser agressivo sendo gentil, já é um grande avanço, e aos poucos vai ficando mais fácil reagir gentilmente. 

Cada vez que você evita uma atitude negativa, evita também estimular sentimentos negativos dentro de você. Gentileza é demonstração de paz interior. Grosseria nada mais é do que autossabotagem.


5) Busque inspiração diariamente




Crie o hábito de buscar inspirações positivas e coisas que façam seu coração se encher de boa vontade. Observe pessoas que você admira, preste atenção a gentilezas, olhe fotos bonitas e inspiradoras, leia textos e livros motivadores, procure conhecer histórias de pessoas que realizaram grandes coisas boas e histórias de crescimento e superação, ouça músicas bonitas… Faça algo que te coloque em contato com a positividade todos os dias.

Estas são algumas sugestões de ações simples que podem melhorar muito o seu dia a dia. Além de experimentá-las, tente pensar, também, sobre o que você gostaria que mudasse para melhor em sua vida e quais pequenas atitudes pode começar a praticar hoje para que esta melhoria aconteça.

O espaço para comentários aqui do blog está sempre aberto para vocês usarem para escrever suas reflexões. Aproveitem essa leitura para refletir e o mais importante: coloquem em prática.



Postado no Desassossegada em 18/05/2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário