14 setembro 2015

Para quem deseja renascer




Willes S. Geaquinto

Todo desejo de mudança para ser bem-sucedido depende muito mais da pessoa em si do que das condições externas ou dos outros. 

Quem anseia transformar-se, vencer desconfortos emocionais, físicos e, até mesmo espirituais, deve ter clareza de que aquilo que está buscando contribuirá verdadeiramente para sua realização plena em todos os domínios da sua vida. 

E o caminho para conseguir esse feito é o da busca inteligente dirigida inicialmente para conhecer a si mesmo; para conhecer o seu “universo interno” aonde residem seus principais desafios. 

Quem almeja níveis elevados de consciência e conhecimentos substanciosos para modificar sua existência, deve saber que é impossível mudar se continuar sendo como sempre foi. Se permanecer acomodado naquilo que já é conhecido, repetindo hábitos e vícios de toda espécie, dificilmente chegará a um bom resultado no que se refere a um viver equilibrado. 

A chamada “Lei da Evolução”, inexorável em seus princípios fundamentais, recomenda-nos de maneira bastante simples que “é preciso deixar de ser o que se é para ser aquilo que se aspira ser”. 

Por isso, aquele que deseja mudar algo em sua jornada existencial, necessita criar o entusiasmo apropriado para motivá-lo a persistir nessa tarefa. 

E esse processo que, às vezes, parece lento e até desconfortável, requer boa dose de autodeterminação e dedicação, pois é preciso manter-se confiante e motivado nesse prodigioso bom combate. Afinal, parafraseando o poeta: “tudo vale a pena, se o propósito não é pequeno”.

Enfim, a melhor opção, que todo indivíduo consciente pode fazer para si, é a de procurar ser sempre melhor do que tem sido. 

E isso é conquistado gradativamente, pois a pressa e a ansiedade são más companheiras nessa viagem. 

E para manter-se estável nesse propósito deve estar vigilante a tudo que lhe ocupa a mente e às suas ações e posturas, porque cada descuido poderá levá-lo de volta àquilo que, por ser ruim, necessita ser abolido da sua existência. 

No que se refere ao lado espiritual da mudança, Cristo em sua pródiga sabedoria disse: “Aquele que não nascer de novo, não alcançará o reino de Deus”, e isso, se aplicado também à vida aqui e agora, significa a necessidade de renovação constante, de redefinição de condutas e valores, já que sem essas essenciais mudanças torna-se impossível usufruir plenamente da vida. 

Viver é bem mais do que repetir padrões, modelos e preconceitos, que aprisionam o desenvolvimento e anulam a potência pura que todos têm de, a qualquer tempo, renascer, evoluir e ser feliz.


Postado no Somos Todos Um


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"