06 janeiro 2016

A arte de fazer nada




Carla Gonzalez

Quando foi a última vez que você se encontrou fazendo NADA?

Não a última vez que você procrastinou trabalho vendo o Facebook ou assistiu Netflix depois de um longo dia de trabalho. (Ver TV não conta como fazer nada)

Quero dizer, quando foi a última vez que você esteve por si mesmo, sem fazer nada?

Sim, eu não me lembro da última vez que eu fiz isso também. Na verdade , é quase uma sugestão estranha, dada as prioridades das quais a nossa cultura parece orgulhar-se :

“Trabalhe mais rápido; trabalhe mais tempo”

Trabalho, trabalho, trabalho! Há sempre algo que temos que fazer para permanecer “competitivos” ou para ficar “em cima” das coisas. 


Mas esse sistema está funcionando? Será que alguém realmente está gostando disso? Está trazendo felicidade?


Na verdade, não fazer nada parece sugerir preguiça, passividade e ociosidade. Não é de se admirar que você não consiga se lembrar da última vez que você não fez nada? E o fluxo constante de tecnologia com a qual convivemos não é exatamente de ajuda.

Você sabia que fazer nada é bom para sua saúde? 

E se eu lhe dissesse que pode energizá-lo e adicionar foco na sua vida? 

Aqui estão algumas razões para provar ainda mais por que não fazer nada é benéfico e como exatamente você pode adicionar mais ócio produtivo na sua vida:


Aproveite o momento presente 

Desligue o telefone. A próxima vez que você estiver almoçando, coloque o celular ou tablet do lado e tente simplesmente se concentrar em comer. Apreciar tudo o que está ao seu redor, especialmente coisas simples.

Ouça música. Saia para dar uma corridinha. Saia pra natureza. Faça o que você precisa fazer para se lembrar da importância de estar presente .

Desligue-se

Desligue o telefone e saia do Twitter já! Claro, pode se sentir estranho no começo, mas desfrutar da companhia de você mesmo é um grande presente. Torne-se confortável com o silêncio.

Saiba que não há problema em ficar dentro de casa e passar uma noite tranquila num final de semana. Você não tem que sempre estar em movimento, planejamento e acrescentando à sua lista de afazeres. Respire fundo. Só isto.

Priorize

Tenho certeza que sua agenda está preenchida com atividades, mas essas atividades são mesmo significativas? Descubra se o seu coração e alma estão ambos realmente engajados nos vários grupos e atividades em que você está envolvido ou se você está somente reforçando o seu currículo.

Seja honesto com você mesmo 

Concentre-se no que realmente gosta de fazer. Se você não está realmente animado quando pensa na atividade, livre-se dela. Use seu tempo e energia com sabedoria e invista em atividades que realmente são importantes para você.

Parece um conselho de livro de auto-ajuda, mas realmente já me encontrei em situações de difícil decisão, onde é o coração que tem que falar, não o dinheiro ou o status social, ou as aparências.

Recarregue suas baterias 

Estar rodeado de pessoas constantemente requer muito trabalho. Adicione em cima o fluxo constante de trabalho, casa, familiares, esportes, hobbies, leitura… só de pensar nisso meio que cansa! 

Tente pelo menos um final de semana por mês, não ter planos. Veja o que acontece. Aprecie não fazer nada, pode acontecer coisas impressionantes dentro de ti.


Não faça planejamento sempre

Ah, talvez esta seja a mais dura tarefa de todas. Desde a vida de estudante, começam a nos treinar a pensar no futuro firmemente… Será que vou ter um emprego? Devo mesmo ir para a escola? Isso é apenas a ponta do iceberg… Outros planejamentos pra frente seguem…

Permita-se fazer uma pausa a partir do planejamento constante. O universo tem muitas coisas preparadas para você, independentemente de seus pequenos planejamentos.

Assim aconteceu na minha vida… Há 6 anos conheci o meu amor nas últimas horas que ele esteve no México depois ele ter ficado 6 meses lá, até agora, estamos felizmente juntos; esse instante, o universo transformou minha vida, mudei pro Brasil, casei, etc… 

Nada disso estava nem de longe em meus planos, nem imaginava as possibilidades ocultas do universo. 


Tenha fé – pelo menos momentaneamente – no universo. Qual é a lógica pensar exageradamente no futuro que provavelmente não irá acontecer ?

Acalme-se. E mantenha o foco no aqui e agora.


Postado no Yogui.Co


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...