21 abril 2016

15 mitos da alimentação saudável





Adriana Helena

Oi gente, tudo bem? Hoje estou publicando um artigo importante, que vai te alertar sobre os perigos de uma dieta mal sucedida. Sim, você pode estar fazendo tudo errado e achando que está se alimentando adequadamente. O farei de forma simplificada, com um texto bastante condensado, justamente para você ler o conteúdo completo, devido à importância dele.

Pois então, uma nova semana está começando e como anda a sua alimentação? Afinal, quem não quer se alimentar bem, manter a saúde em ordem e ficar feliz com o que vê no espelho? 


Na pressão por atingir esses objetivos, alguns mitos sobre a alimentação saudável podem mais atrapalhar do que ajudar na dietas e até prejudicar a saúde. Vamos a eles?

"Há uma grande ênfase no consumo de proteínas, sobretudo para aumentar a massa muscular. É preciso ter muita cautela no consumo desse nutriente, pois o excesso de proteína, a longo prazo, sobrecarrega os rins e facilita a ocorrência da insuficiência renal ", alerta o nefrologista Alaor Pavesi

Entre os nutricionistas e médicos nutrólogos, a palavra de ordem é a moderação.

Até o consumo de frutas precisa ser ponderado, pois elas também têm açúcar. "É importante não exceder três porções diárias ", diz a nutricionista Cláudia Facioli

"É preciso ter cuidado com algumas crendices. A pressão por um corpo bonito é grande e muitas pessoas recorrem a profissionais não habilitados ou mesmo à internet para se informar, alerta o nutrólogo Roger Bongestab.


Enganos frequentes


Você faz escolhas corretas no supermercado?


1 - Refrigerante zero é mais saudável ?


Os refrigerantes zero, normalmente, possuem menos açúcar e também mesmo calorias, mas contem sódio, nutriente que eleva a pressão arterial e sobrecarrega os rins.


2 - Alimentos light são ideais para emagrecer ?


Eles precisam ter 25% de menos calorias, gorduras ou açúcares em relação aos produtos tradicionais. Mas podem compensar aumentando outro nutriente para manter a textura.


3 - Arroz integral é mais saudável ?


O arroz integral contém mais fibras, oferecendo sensação de saciedade mais rápido. No entanto, ele também tem mais calorias. Portanto, atenção à quantidade que será ingerida.


4 - Qualquer fruta ajuda na dieta ?


Algumas como a banana e a uva, aumentam muito a quantidade de açúcar no sangue e ele tente a se acumular na forma de gordura. O consumo deve ser moderado.


5 - Posso comer alimentos integrais à vontade ?


As fibras ajudam no trânsito dos alimentos pelo intestino, mas, em excesso, podem atrapalhar a absorção de nutrientes. Além disso, junto com as fibras, muita água deve ser ingerida.


6 - Orgânicos são mais nutritivos ?


Alimentos orgânicos são menos expostos a produtos químicos, mas não existem estudos que comprovam que eles tenham mais nutrientes do que os alimentos convencionais.


7 - Sucos são mais saudáveis ?


Sucos de caixinha costumam ter muito açúcar. Os naturais, se adoçados em excesso, deixam de ser vantajosos.


8 - Cortar glúten emagrece ?


É mais conveniente cortar recheios doces e molhos gordurosos que acompanham essas massas.


9 - Ovos aumentam o colesterol ?


Estudos recentes mostram que o ovo só é perigoso para quem tem os índices elevados. Já escrevi sobre as propriedades benéficas dos ovos. Veja neste artigo: O ovo passou de vilão a mocinho! É importante para você fazer as pazes com ele !


10 - Barras de cereais são saudáveis ?


Se tiverem chocolate ou xarope de milho, elas são um doce, como qualquer outro.


11 - Chá verde emagrece ?


Ele é um estimulante, dá condição de o indivíduo fazer exercícios com mais vigor. Mas não emagrece, diz o nutrólogo.


12 - Sucos Detox são essenciais para limpeza ?


O próprio organismo é capaz de se livrar de impurezas. Os sucos detox ajudam, mas não são fundamentais.


13 - Cortar gordura emagrece ?


A gordura não deve ser abolida, pois participa de processos importantes. Deve-se dar preferência às de origem vegetal.


14 - Cortar carboidrato é obrigatório ?


Reduzir os carboidratos ajudam a emagrecer, mas eliminá-los é perigoso. Eles são a principal fonte de energia para o cérebro.


15 - Pular refeições à noite emagrece ?


É conveniente diminuir o consumo de carboidratos, mas não pular refeições. Isso faz nosso metabolismo ficar lento.


ALERTA: CUIDE DE SEUS RINS POIS ELES POSSUEM FUNÇÕES ESSENCIAIS À SAÚDE :

O alerta maior é que os erros acima apontados fazem com que as dietas não atinjam os objetivos e lesionem órgãos importante, como os rins.

Equívocos cometidos na tentativa de melhorar a alimentação costumam castigar demais os rins, órgãos responsáveis por filtrar o sangue. O sódio dos refrigerantes zero sobrecarregam os rins, assim como o excesso de proteína que muitas pessoas consomem para conseguir aumentar a massa muscular. 


Além dos rins, o sistema cardiovascular também é afetado pois o sódio aumenta a pressão arterial e provoca inchaços, pois retém líquido. A ingestão desregrada de frutas também pode aumentar os níveis de glicose, favorecendo o diabetes e o acúmulo de gordura visceral, perigosa para o coração. Assim, o ideal é uma alimentação equilibrada com três porções de frutas ao dia. 

Portanto amigos, EQUILÍBRIO é a palavra chave !

Aqui neste vídeo tem mais alguns mitos ... Veja, é rapidinho, vale a pena. Sua saúde merece ! 

Linda e especial semana amigos !




Fonte : Jornal impresso A Tribuna. Nefrologista Alaor Pavesi, Nutricionista Cláudia Facioli e Nutrólogo Roger Bongestab



Postado no Vivendo a Vida Bem Feliz em 18/04/2016 



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