Dicas para pedalar !




7 dicas que irão te empolgar a pedalar já !


Adriana Helena

Gente, como eu fiquei repleta de felicidade depois que descobri nossa amiga bike. Algumas são leves, outras mais pesadas, mas todas, sem dúvida nenhuma, são maravilhosas para nos colocar em forma !

O ato de pedalar é divertido, leve e, de quebra, fortalece os seus músculos e lhe deixa com uma saúde de ferro! Venha comigo ver o quanto é prazeroso e saudável esse exercício. Aqui tem dicas preciosas que te empolgarão: 


Já escrevi três posts aqui no blog sobre esse exercício que é bom demais da conta. Antes que você leia este artigo, dê uma olhadinha nestes aqui para complementar o raciocínio, pois com certeza, ficará convencido em adquirir uma magrela para si de todas as maneiras ... rsrs 




A bicicleta é multifuncional! Para alguns, ela é um meio de transporte; para outros, uma fonte de lazer. 

Há ainda quem a considere um exercício físico. Eu... rsrs... Seja lá como você a enxerga, o fato é um só: andar de bicicleta é uma das atividades mais amadas do mundo – e, francamente, um hábito pra lá de benéfico pra saúde e o corpo de quem o pratica. 

Tá duvidando? Temos opiniões de especialistas, como o ortopedista Antonio Faria, de São Paulo, e o educador físico Eduardo Armond, da academia Fluyr Saudável (SP) e comprovamos por A+B que pedalar só traz coisa boa. 

Topa dar esse passeio comigo? Positivo? Paz e amor? Então venha ! 


1) Xô fraqueza muscular !

Fraqueza muscular? Não, obrigada. Andar de bike 3 vezes por semana faz com que você afaste esse problema de uma vez por todas. A bicicleta trabalha coxas, panturrilha, bíceps e glúteos e, assim, fortalece o seu corpo. Eu ando 4 dias na semana, pois não consigo mais viver sem ... rsrs

2) Define o abdome 

“Quando pedalamos, contraímos o abdome e estabilizamos a região lombar, o que faz com que a estrutura abdominal seja trabalhada”, explica Eduardo. 

Quem não sonha com um abdome definido e durinho, hein!? Tchau, tchau, barriguinha saliente! E é verdade! Eu falo por experiência própria, pois não faço abdominais, desde que adotei a bike como estilo de vida. E pelo menos minha barriga, se não está definida tanto assim, pelo menos está no lugar ... hehehe 


3) Queima até 500 calorias por hora!

Sim, amiga e amigo, você leu certo! Andar de bicicleta emagrece tudo isso mesmo, como explica Antonio: “Uma pessoa pode perder, em média, de 300 a 500 calorias por hora. Esse número varia de acordo com o biotipo da pessoa e intensidade do exercício”. 

O preparador físico Eduardo completa: “Pedalando uma hora por dia na velocidade de 23 km/h, por exemplo, a perda pode ser de até 3 quilos no final do mês”. 

Status: Você precisa de uma bicicleta AGORA! rsrs Mas aconselho a pegar leve na velocidade, pois não precisa sair voando por aí ... Devagar e sempre é o lema! A segurança é o mais importante !



4) Promove o bem-estar

Como se trata de uma atividade que libera endorfinas, andar de bicicleta dá aquela sensação boa de felicidade e satisfação. Para potencializar ainda mais esse momento de tranquilidade, sempre que puder pratique o esporte ao ar livre, de preferência num parque, calçadão da praia e se tiver pista de ciclismo na praia, melhor ainda! Vai valer a pena ! 

5) Faz com que você interaja com o ambiente 

Esse benefício vale mais para quem anda de bicicleta ao ar livre, claro. Por ser uma atividade livre de regras e que envolve bastante movimento, andar de bicicleta faz com que você conheça o ambiente ao seu redor. 

Quantas vezes você já reparou nas ruas do seu bairro? Quando estive na casa da Vovó, encontrei ciclistas fazendo um belo passeio na estrada de chão e a paisagem que viam era maravilhosa. É como se tivessem descobrindo novos mundos, novas cores e inseridos na natureza. Descubra e desfrute do mundo a bordo das suas duas rodas ! 


6) Veja dicas importantes neste vídeo, pois aqui tem instruções de postura na bike, posição dos joelhos e uso dos equipamentos de segurança:



7) E se você ficou empolgado e é marinheiro de primeira viagem, aqui vão outras dicas para você começar com o pé direito:

# Escolha o modelo adequado a sua necessidade. Se você pretende pedalar pela cidade, em ciclovias ou em locais que têm declives, subidas e descidas, opte por uma bicicleta com marcha. Ela te dará mais confiança para praticar o esporte. Estou usando atualmente a Bicicleta Híbrida Caloi City Tour e estou adorando. É de uma leveza incrível ! 


# Não se esqueça dos equipamentos de segurança! Quedas de bike podem ser bem feias quando não se utiliza os itens de proteção. Praticar esportes é bom, mas cuidar do seu bem-estar é melhor ainda. Já caí, não nego e fiquei com os joelhos e braços ralados. Agora estou muito mais prudente pois uso capacete, luvas e calçados apropriados. 



# Faça um check up antes. Como todo o esporte, a bicicleta exige atenção. É necessário fazer os exames para ver se você está com a saúde em dia para começar a praticá-lo. Vale lembrar que a bike pode ser contraindicada para certos problemas nos joelhos, portanto converse com o seu médico antes de tomar qualquer atitude.

Agora observe as dicas de postura em cima da bike. É um vídeo tão rápido que só vai acrescentar conhecimento de saúde para sua vida ! 




Até a próxima amigos queridos e vamos de bike na boa !


Fontes: Fitness e Bem-Estar dicas e fotos do meu arquivo pessoal e Google imagens 





Nenhum comentário:

Postar um comentário