Excelente documentário Resistir é Preciso [ A imprensa alternativa na ditadura civil - militar de 1964 ]







Da mesma maneira que hoje os blogs são uma alternativa ao discurso hegemônico da grande imprensa corporativa, na ditadura a imprensa alternativa lutava não só contra o consenso criado pelas manchetes dos jornais que apoiavam o regime militar, lutava contra agentes que frequentemente os perseguiam e até mesmo os torturavam e matavam.

Narrada e apresentada pelo ator Othon Bastos, a série traz depoimentos e material historiográfico de jornalistas que atuaram em três frentes de combate à ditadura militar: a imprensa alternativa, a clandestina e a que atuava no exílio. 

PifPaf, Pasquim, Movimento e Opinião são alguns dos jornais alternativos apresentados na série. 

Para relembrar e construir essas histórias, Resistir é Preciso conta com depoimentos de grandes nomes do jornalismo da época como: Raimundo Pereira, Juca Kfouri, Laerte, Ziraldo, Audálio Dantas, Paulo Moreira Leite, José Hamilton Ribeiro, Bernardo Kucinsky, Tonico Ferreira, Antonio Candido e tantos outros. 


Comentário postado em DocVerdade em 05/05/2016




EP. 1 - Como tudo começou





EP. 2 - Um barão que não era barão faz escola e cria um estilo





EP. 3 - Começa a ditadura militar. A resistência pela imprensa também





EP. 4 - Imprensa Alternativa, uma leitura obrigatória (parte 1)





EP. 5 - Imprensa Alternativa, uma leitura obrigatória (parte 2)




EP. 6 - As muitas imprensas alternativas





EP. 7 - A imprensa alternativa pelo Brasil afora





EP. 8 - A expansão da imprensa alternativa no exílio




EP. 9 - Vou-me embora para a... clandestinidade





EP. 10 - A resistência dá a volta por cima





Sobre este excelente Documentário, sem pedir licença (mas acho que eles a dariam), coloco abaixo dois comentários feitos no Youtube, que dizem o mesmo que eu diria :




Rose Martins 
Encantadíssima com o trabalho desta série. Cada episódio inundado de valores humanistas e disseminantes de informação com conteúdos históricos contados e explicados pelos protagonistas, os quais me emocionaram do começo ao fim. Obra-prima de fato e de direito "resistir é preciso... SEMPRE"! Parabéns!
André Morais 
Uma obra-prima essa série. Obrigatória a qualquer cidadão que tenha algum apreço por valores como dignidade, coragem, generosidade, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário