22 março 2018

Pedalar reforça a imunologia. Os benefícios da atividade física em qualquer idade



Resultado de imagem para pedalar idosos



A prática de uma atividade esportiva desacelera o envelhecimento dos glóbulos brancos. Os octogenários adeptos do ciclismo apresentam um sistema imunológico tão eficaz quanto seus netos de vinte anos.


Por : Anne-Laure Lebrun - Le Figaro Santé


Pedalar não fortalece apenas as pernas. Um estudo britânico publicado na revista Aging Cell, afirma que a prática do ciclismo desacelera o envelhecimento do sistema imunológico. 

Cientistas do King’s College de Londres fizeram essa descoberta ao estudar as defesas imunológicas de 125 ciclistas que praticam regularmente esse esporte, com idade entre 55 a 79 anos, dois terços dos quais eram homens. Eles eram capazes de percorrer 100 quilômetros em 6horas e 30 minutos, enquanto as mulheres do grupo faziam 60 quilômetros em cerca de cinco horas. Nenhum desses voluntários era fumante, grande consumidor de álcool ou sofria de hipertensão.

Os resultados da análise foram em seguida comparados àqueles obtidos com um outro grupo de 75 pessoas com idade entre 57 a 80 anos todos gozando de boa saúde porém sedentários e um terceiro grupo de 55 jovens de 20 a 36 anos. Resultados: os linfócitos T, braço armado do sistema imunológico, estavam em melhor forma nos ciclistas do que nos voluntários pouco ativos de mesma idade. Em revanche,m as células imunológicas eram tão numerosas nos jovens voluntários quanto as dos mais idosos esportistas.


 (photo: )


"Hipócrates, que viveu 400 anos antes de Cristo, já dizia que a atividade física é o melhor medicamento que o homem pode encontrar, mas sua mensagem ficou esquecida e nós vivemos hoje em uma sociedade cada vez mais sedentária", comenta a professora Janet Lord, diretora do Instituto da Inflamação e do Envelhecimento da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha.

Mais interessante ainda, o timo, um órgão indispensável para a maturação das células T, permanecia tão eficaz e funcional nos ciclistas quanto nos jovens. Sabe-se no entanto, já há bastante tempo, que a partir dos vinte anos esse órgão degenera pouco a pouco, entrando em um processo de atrofia que gera uma imunodeficiência caracterizada por um maior risco de infecções e uma menor eficácia das vacinas.

A prática do ciclismo - ou de qualquer outra atividade física - permite não apenas manter uma boa saúde física e mental, mas protege também a nossa imunologia. Na França, e na maior parte dos países ocidentais, os adultos permanecem fisicamente inativos durante cerca de 6 horas e meia por dia. Este é um nível demasiado elevado de sedentarismo, mas ele certamente não impede que as pessoas de 18 a 74 anos pratiquem uma atividade física moderada ou intensa pelo tempo de pelo menos meia horas por dia, que é o tempo mínimo recomendado. 

ATIVIDADE FÍSICA É SAÚDE

Nota da redação




Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclue maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.




Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:

As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.

Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.

O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.

A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.

A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.

Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Mas atenção! Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.



Postado em Brasil247 em 20/03/2018



Imagem relacionada



Resultado de imagem para gifs pedalar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...