25 maio 2018

O mar, fonte da vida. Viver perto do mar nos faz mais saudáveis e felizes






Morar em localidades junto ao mar melhora a saúde física e mental, e estimula o bom humor. Desde sempre se diz que viver perto do mar melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Isso acaba de ser confirmado por estudo desenvolvido pela Universidade de Exeter, Inglaterra, segundo o qual morar em localidades marinhas melhora de maneira significativa a nossa saúde física, psíquica e mental.


Luis Pellegrini


O estudo britânico contou com uma amostragem de 48 mil pessoas e mostrou que quem vive a menos de um quilômetro do mar declara com muito maior frequência gozar de boa saúde e disposição do que quem vive a distâncias maiores. 

Os motivos seriam numerosos: a simples presença do mar reduz os níveis de estresse, e o ambiente no litoral torna as pessoas mais dispostas à prática de exercícios físicos, como, por exemplo, as frequentes caminhadas à beira-mar ou nas praias, ou então praticando esportes marinhos durante quase todo o ano.




Paisagens marinhas

Esse estudo, como dizíamos, não é o único a celebrar os benefícios do ambiente marinhos para o corpo e a psique humana. Outras pesquisas mostraram como basta apenas observar paisagens marinhas (ou também paisagens naturais, como as do campo ou da montanha) para que ocorram ressonâncias positivas no nosso estado de humor, bem como melhorar a capacidade de concentração. Os panoramas cinzentos do meio urbano, ao contrário, costumam suscitar sensações opostas, bem menos favoráveis: podem facilitar a ocorrência de estados de tristeza e depressão.

Portanto, viver junto ao mar realmente pode trazer felicidade, aumentar o bem-estar físico e psicológico.

Conheça os 7 motivos:

1. Morar perto do mar diminui o estresse e garante melhor qualidade de vida. Os efeitos do azul do mar estão relacionados com a redução do estresse psicológico.

2. O ambiente incentiva a prática regular de atividades físicas, fator muito importante para a saúde física e mental.

3. O ar salgado espalhado pelas ondas do mar faz bem a pessoas que sofrem de asma e bronquite, uma vez que estão mais próximas do oceano.

4. O ar oceânico contém íons de hidrogênio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigênio e equilibrar os níveis de serotonina, resultando em mais energia, diminuição da depressão e melhora no sono.

5. Aumenta chances de exposição ao sol e, consequentemente, à fixação da vitamina D, que protege o sistema imunológico, eleva os níveis de endorfina, reduz o risco de câncer e melhora a saúde óssea.

6. Fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação.

7. Os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada. As ondas do mar favorecem a sensação de paz e equilíbrio.



Postado em Brasil 247 em 24/05/2018




Imagem relacionada


Resultado de imagem para pessoas felizes no mar gifs


Imagem relacionada






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...