Grão-de-bico brilha como ouro!



Hoje vamos bater um papinho sobre um alimento extremamente saudável, rico em proteínas, mesmo não sendo carne. Constituído de vários minerais e que aumenta em muito a massa muscular e de quebra eleva o bom humor! 

Estamos falando do poderoso e vitaminado grão-de-bico. Este gera felicidade e brilha como o ouro! Sugiro que comece a consumir já! 

Grão-de-bico espanta a depressão. Você sabia que é ótimo para acabar com ela?


A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, a substância que traz sensações agradáveis. 

O blog Saúde by ADN informou ser o " triptofano contido no grão de bico muito eficiente contra a depressão. Para potencializar o efeito é necessário acrescentar carboidratos para que esse aminoácido consiga chegar primeiro que outros ao cérebro." 

Pois bem, então fica a dica: consuma o Grão-de-bico juntamente com arroz branco, macarrão, batatas e outros alimentos que contenham carboidratos, pois o efeito é potencializado!

O grão-de-bico não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares. Questão de gosto ou questão de preço? 

É difícil dizer, mas a verdade é que essa espécie custa pelo menos cinco vezes mais do que outro membro da família, o feijão, que também já não é tão assíduo na mesa do brasileiro. A relação custo benefício, porém, vale o investimento.

Quem vive meio tristonho, sem motivo aparente, na certa mudaria de humor se botasse esse alimento no prato com freqüência. É provável até que nossos ancestrais soubessem desse efeito. Ou então teriam desistido do cultivo da planta, extremamente sensível às condições de clima e solo e também ao ataque de pragas.

Hoje quem empresta sua chancela à leguminosa é a prestigiada revista científica internacional Journal of Archaeological Science, que divulgou recentemente trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, ambas em Israel, exaltando suas propriedades.

Por aqui nossos cientistas também dão seu aval ao grão-de-bico, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas.

Leonardo Boiteux, estudioso do centro nacional de pesquisa de hortaliças da Embrapa, empresa brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário, atribui o alto teor proteico a uma combinação de aminoácidos.

Entre eles a estrela é o triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Portanto você tem 10 motivos contundentes para começar a consumir já:

1 - O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão, em muitos aspectos. Entre 20% e 30% da sua constituição é pura proteína.

2 - Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

3 - Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular.

 

4 - Aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula os intestinos.

5 - Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

6 - A sua qualidade mais famosa é a de gerar felicidade.

7 - Possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e reduz o stress.

"Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como consequência uma maior produção da serotonina", destacam Leonardo S. Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramento Genético & Análise Genômica do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.

8 - Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode beneficiar da leguminosa.






"Tem carboidratos complexos, ou seja, possui uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona uma sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde", explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.

9 - O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon. 

Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogénios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e em problemas cardiovasculares. Os fitoestrogénios também são usados na reposição hormonal, após a menopausa.

10 - Para diabéticos e anêmicos esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Tenho algumas sugestões aqui, preparadas por chefs famosos que aprovaram. Pelo menos, olhando a imagem da receita , você vai ficar com água na boca! Vamos aprender? É para o seu próprio bem:

Salada de grão-de bico


1 e 1/2 xícaras de grão-de-bico
1 dente de alho
1 colher (sobremesa) de sal
1 pimentão em cubos
1 tomate em cubos

Molho

5 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1 limão
1/2 xícara de azeitonas fatiadas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
10 folhas de hortelã picadas
1 colher (chá) de sal

Preparo

Deixar o grão-de-bico de molho na véspera.
No dia seguinte escorrer a água.
Colocar em uma panela de pressão o grão de bico, 1 dente de alho, sal e água 2 dedos acima dos grãos.
Cozinhar por 8 a 10 minutos após pegar pressão, para ficar al dente.
Escorrer novamente a água.
Colocar em uma saladeira e reservar para esfriar.
Juntar o pimentão e o tomate.
Misturar os ingredientes do molho e colocar sobre o grão-de-bico.
Mexer bem para misturar.
Levar para gelar.


Estrogonofe com grão-de-bico 



500 g de grão-de-bico
· 1 peito de frango
· 1 cebola picada
· 2 colheres (sopa) de óleo
· 2 copos de água
· 2 colheres (sopa) de massa de tomate
· 2 colheres (sopa) de mostarda
· 2 xícaras (chá) de cogumelos picados
· 1 lata de molho de tomate
· 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
· 1 lata de creme de leite
· Sal a gosto

Preparo

Deixe o grão-de-bico de molho na água de véspera.
Cozinhe o frango em água e sal até ficar macio. Reserve duas xícaras (chá) da água do cozimento. Desfie o frango e reserve. 
Escorra o grão-de-bico e ponha em uma panela de pressão. Junte a água reservada e cozinhe por 15 minutos. Escorra e reserve.
Doure a cebola no óleo, junte o frango e os dois copos de água. Tempere com o sal, a massa de tomate, a mostarda e deixe ferver. 
Acrescente os cogumelos, o molho de tomate e cozinhe até que o caldo fique grosso.
Acrescente o creme de leite e deixe cozinhar mais 1 minuto.
Retire do fogo e coloque a salsinha. Sirva quente com arroz branco.


Creme de grão-de-bico : uma delícia e fácil de fazer.




Postado no blog Vivendo a Vida Bem Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário