Enfim uma ótima utilidade para elas


OS INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITOS COM ARMAS DE FOGO DO ARTISTA MEXICANO PEDRO REYES


Pedro Reyes

Imagine um conjunto de 50 instrumentos musicais fabricados de armas destruídas - revólveres,metralhadoras, etc .

Em 2008, 1.527 armas foram derretidas e transformadas em pás para plantar 1.527 árvores. Em abril deste ano, recebi um telefonema do governo informando que uma destruição pública de armas iria acontecer em Ciudad Juarez e me perguntou se eu estava interessado em manter o metal, que de outra forma iria ser enterrado como de costume. 

Aceitei o material, mas eu queria fazer algo novo desta vez com 6.700 armas, cortadas em peças e me propus a fazer instrumentos musicais.

Um grupo de seis músicos trabalhou por duas semanas ombro-a-ombro transformando esses agentes de morte em instrumentos de vida.

A tarefa era difícil, mas eles conseguiram extrair sons, de percussão ao vento e string. É difícil de explicar, mas a transformação foi mais do que física. 

É importante considerar que muitas vidas foram tiradas com essas armas, como se uma espécie de exorcismo estava ocorrendo e a música expulsou os demônios que elas detinham, além de ser um réquiem para as vidas perdidas.

80.000 mortes por arma de fogo, ocorreram no México nos últimos 6 anos. Esta indústria de morte e sofrimento continua a ser aceita como cultura e a ser descrito como algo sexy, tanto em Hollywood e em videogames, pois há atores que não fumam na tela, mas não houve aquele que rejeita o papel de um herói no gatilho.

No século passado, foram organizados movimentos pelos direitos dos homossexuais, igualdade de gênero e raça e do meio ambiente, mas ainda temos de expressar o nosso desejo de um mundo sem armas. 

Viver em uma comunidade livre de armas deveria ser um direito humano. 

Muitas liberdades que desfrutamos hoje já foram consideradas utópicas, e o primeiro passo nessa direção foi imaginar.








Postado no blog Educação Política em 10/11/2012


Nota

O homem, um dia quando estiver vivenciando a Paz Mundial, sem armas, e praticando a Solidariedade, finalmente, entenderá as razões de Deus para tê-lo criado e, quão grande é o amor do Pai pelo filho, pois 
lhe deu a Vida neste paraíso, o Planeta Terra com todas as condições de sobrevivência, tais como água, alimento, proteção, lazer e prazer.

Enfim o homem foi criado para a Felicidade e o Crescimento  Espiritual, mas desperdiçou 1.700.000 anos (idade do Homem segundo estudos científicos recentes de fósseis) e um pouco mais ainda será desperdiçado...

Rosa Maria  (administradora deste blog)




arma

Nenhum comentário:

Postar um comentário