Aprendizado de uma vida




A vida é um aprendizado!

As pessoas com quem nos relacionamos - seja no trabalho, no amor, na família, no dia a dia-, na realidade, são colocadas nos nossos caminhos para aprimorarmos a nossa evolução como seres humanos, como pessoas.

Não existem coincidências!

Nascemos numa mesma família, para termos a oportunidade de apararmos as arestas, superarmos desentendimentos, mágoas e ressentimentos com o objetivo de sermos felizes.

Conviver é uma arte!

No decorrer da minha vida, deparei-me com determinadas palavras, sentimentos, que têm me ajudado no meu desenvolvimento pessoal.

São elas: Amor - Perdão - Compreensão - Aceitação - Não Criticar - Não Julgar.

Amor - amor incondicional. Amar o próximo como a si mesmo.


Perdão - é perdoando que se é perdoado.


Quando nos perdoamos e perdoamos o nosso irmão, a nossa consciência se aquieta e nosso coração se enternece.

Compreensão - a capacidade de avaliar o sofrimento do nosso irmão - compreensão empática.


O mais importante é comunicarmos o desejo de compreender. O problema é que procuramos compreender alguém (o outro) - quando na verdade, devemos compreender com... 

Tentar perceber como ele sente os acontecimentos que se abatem sobre ele. Encarar a situação a partir da perspectiva dele. Imaginar qual seria a situação, caso estivéssemos no lugar dele, e como ele lidaria com o fato. Compreender com ele. Sentir com ele.

Aceitação - se aceitar para aceitar o outro.


Se eu me aceitar nas minhas limitações, com certeza aceitarei as limitações existentes no meu próximo!


É aceitá-lo, respeitando seus sentimentos, ideias e valores próprios sem querer modificá-lo.

Aceitar a pessoa como ela é. Não como gostaríamos que ela fosse.

Não criticar - não falar mal de ninguém.

O ser humano não realizado em si mesmo tem a tendência de falar mal do outro. É preciso ter cautela ao criticar alguém.

Não se deve criticar a pessoa em si, mas sim, o seu comportamento, as suas atitudes.

Criticar o nosso irmão em público, seja na frente de amigos ou familiares, jamais! Agindo assim, passamos da crítica para a humilhação.

A crítica é muitas vezes um espelho. Critico no meu irmão... o que não consigo enxergar em mim mesmo. Vejo no outro... a minha própria imagem.

Vamos, portanto, antes de criticar alguém, olharmos detalhadamente no espelho, a nossa alma!

Não julgar - não julgue para não ser julgado.

Primeiro corrija a si mesmo. Não atire a primeira pedra, pois ela poderá voltar-se contra você.

A jornada não é fácil. Vivenciar estes ensinamentos muitas vezes é doloroso.

Tornar-se Pessoa depende da nossa vontade, da nossa perseverança e fé numa vida melhor para nós mesmos, nossa família, nossa comunidade, nosso país, enfim... para a humanidade.

Desejo, que no decorrer da sua vida, você encontre palavras, sentimentos e ensinamentos que o ajudarão a alcançar a "iluminação".

Pois...

A vida é também transformação!





Postado no blog Só Palavras em 12/02/2013 



Nenhum comentário:

Postar um comentário