24 abril 2013

O que faz você feliz ?



Tenho visto cada vez mais pessoas se sacrificarem para satisfazerem seus desejos, pessoas que se matam de trabalhar para comprar seus sonhos, um carro novo, trocar de apartamento, ou aquela tão sonhada casa na praia, pessoas que conseguem comprar e não vão nunca nessa casa de praia.

Vejo triste o quanto as pessoas projetam a sua auto-realização, a sua felicidade em "coisas" externas. 

Gente, a felicidade está em você, dentro do seu coração, impregnado na sua alma, na sua verdadeira essência. E para você experimentá-la você precisa viver a sua missão a cada dia, isso mesmo, comece tendo clareza de qual é o seu papel, a sua contribuição aqui na Terra? Qual é o legado que você quer deixar? 

Responda sinceramente: o que faz você feliz? 

Você precisa ter a sua missão, Sem missão sua vida fica como uma refeição sem gosto, um barco sem leme, um tronco boiando, jogado no rio, sem direção, deixando que as circunstâncias da vida decidam seus caminhos, sua direção.

Uma vida sem missão o limita a respirar sem jamais viver, é passar pela vida sem contribuir, sem ter relevância. O maior desperdício que alguém pode fazer é viver sem uma missão. 

Missão é combustível da alma, do espiritual, é o alimento vital de profissionais de alto desempenho, é a verdadeira energia da vida. 

Missão é o que faz você todo dia se levantar da cama repleto de entusiasmo para dar mais um passo rumo a sua realização, rumo a sua contribuição ao mundo.

Quanto mais clareza você tiver da sua missão, mais você sentirá a sensação de missão cumprida, mais sentirá o amor pulsando em sua vida. 

Com o objetivo de ajudá-lo a definir sua missão, vou citar alguns casos de pessoas e profissionais que não vão dormir nem um dia sequer sem ter dado mais um passo rumo à sua missão. 

Vou começar com os bombeiros. Qual é a missão de um bombeiro? Isso mesmo, salvar vidas! 

Quando ele chega numa ocorrência, num incêndio, todos eles tiveram longos treinamentos técnicos e específicos sobre como agir num incêndio, cada um tem seu papel definido, montar a escada, desenrolar a mangueira, pegar as máscaras de oxigênio, enfim. Só que existem casos registrados de bombeiros que sofreram acidentes em ocorrências, porque o bombeiro vive de verdade a sua missão. Se ele vê que tem alguém correndo algum risco de vida ele vai e põe a missão dele acima de tudo e vai salvar vidas. Muitas vezes esquece até mesmo de colocar sua própria máscara, porque ele quer é salvar vidas.

E você, qual é a sua missão? 

Imaginem um policial, ao sair de casa, se despedir da esposa e dos filhos, sabendo que vai enfrentar a violência urbana que vivemos em nossas cidades, sem saber se vai voltar para casa. Com um salário baixo coloca em risco todos os dias a sua própria vida, e de sua família. Somente uma pessoa que tem muito claro uma missão de contribuir com uma cidade mais segura, um mundo mais repleto de justiça e liberdade para estar disposto a todos esses riscos. 

Ou uma professora, profissão que admiro e tenho muito orgulho, que vive um antagonismo diário, tem em sua mão a missão em educar e criar cidadãos, o compromisso de criar o futuro do nosso país, a responsabilidade de fazer a diferença na vida do próximo a cada encontro, uma missão tão nobre e muitas vezes tão desprovida de reconhecimento. 

Missão já sabe qual é a sua?

Eu vejo que o problema na vida de alguém, começa quando ela perde de vista a sua missão, aí sim começa a atolar na própria vida, sem significado não consegue mais andar. Os antigos Hebreus diziam que doença é você andar em circulo, é quando você não consegue sair do lugar, patina, patina, patina. Ao olhar ao lado vejo pessoas doentes, sem missão, que não conseguem sair do lugar. 

Vejo médicos que perderam de vista sua missão. Qual é a missão de um médico? Não é tirar a dor e nem tampouco tratar a doença pura e simplesmente. Um médico estuda no mínimo oito anos para se especializar em algo, e depois alguns esquecem desse algo. A missão de um médico é promover o bem estar, curar a verdadeira causa, é gerar a qualidade de vida. 

Em minhas palestras sempre divulgo o exemplo de um médico suíço que receita aos seus pacientes o remédio necessário e também uma ação a ser realizada, para o bem-estar do paciente.

E fiquei sabendo um dia desses que tem um médico psiquiatra brasileiro que está vivendo a sua missão de modo semelhante: ele receita o remédio e a leitura de um livro. 

Já imaginou se a pessoa está com dor de cabeça e o médico receita o remédio tal e caminhar no parque três vezes por semana, outra pessoa com stress ou inicio de depressão e o médico receita o remédio e ir participar como voluntário de um orfanato para ver de fato o que é problema. 

Esses sim são médicos que vivem a cada dia o que se propuseram a fazer. Não aqueles que o deixam esperando uma hora na recepção, não pedem desculpas pelo atraso, atendem em poucos minutos e muitas vezes nem o examinam. Olhar nos olhos, ah isso é raridade. Os olhos estão ocupados vendo o preenchimento da sua ficha. Muitas vezes aquela pessoa que vai ao médico só precisava de um olhar, de um contato integro, de um respeito por sua vida. 

Espero que você já esteja inspirado a escrever, definir a sua missão. 

Nelson Mandela ficou preso por mais de 20 anos num regime injusto, desumano. Quando saiu da prisão um jornalista perguntou: Como você se sente tendo perdido 26 anos da sua vida preso? Ele respondeu: Engano seu meu jovem rapaz, nesses anos todos estava me preparando para me tornar o presidente deste país. Ou seja, ele consegue ter ainda generosidade com quem lhe fez prisioneiro, no sentido de dizer que eles contribuíram para que ele realizasse sua missão. 

Minha missão é "ajudar as pessoas a criar significado em suas vidas e acreditar sempre". Acreditar nas coisas boas da vida, para falarmos sobre as coisas que realmente importam em nossas vidas. 

Agora é com você. Prometa para si mesmo que não vai dormir hoje enquanto não tiver definido qual é a sua missão?

O que faz você feliz? O que você faz que o faz sentir tão cheio de vida?

E tenho certeza que você será muito mais feliz e se sentirá muito realizado em estar fazendo aquilo que você se propôs a fazer na sua vida. 

A missão transcende, coloca-o em contato com o seu melhor, envolve o que você ainda não sabe, torna-o consciente que o mundo é um descobrir e aprender permanente. 


Anderson Cavalcante é escritor, autor dos livros Coisas Boas da Vida, Viva as Coisas Essênciais da Vida, entre outros.

Postado no site Somos Todos Um






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"