Para os "do contra" a realidade se impõe : Torcedores experientes dizem que Copa brasileira é a melhor da história !


Torcedores que acompanham várias edições da Copa do Mundo afirmam que o evento brasileiro tem se destacado; "Esta Copa realmente tem muitas coisas especiais. Se compará-la à da África do Sul é até covardia", diz o irlandês Daniel Sheahan, que já acompanhou oito copas; "Nota-se claramente uma grande vontade de tornar tudo especial. Isso não aconteceu na Copa da Alemanha porque, apesar de muito educados, os alemães costumam ser frios na relação com turistas, completa; "Não é apenas a vontade dos brasileiros em ajudar aos turistas. Aqui há muito mais festas", diz o equatoriano José Bastidas, 31 anos.


Pedro Peduzzi e Mariana Tokárnia - Repórteres da Agência Brasil

Com a experiência de quem acompanhou oito copas do mundo de futebol, o irlandês Daniel Sheahan, 55 anos, não pestaneja: "A atual Copa do Mundo está sendo a melhor de todas". 

A opinião é compartilhada por diversos turistas que também participaram de outras edições do torneio. "Não que tudo esteja perfeito. Em todas as copas às quais fui houve algum tipo de problema, como preços altos, dificuldades com transporte ou roubos. Mas isso faz parte de um evento deste porte", disse à Agência Brasil o irlandês, que já teve sua mochila roubada em duas edições do torneio.

"Isso aconteceu nas copas da França, quando duas pessoas pegaram minha mochila e fugiram em uma moto, e nos Estados Unidos, quando em um momento de distração levaram minha mochila", disse ele. "No caso da França, meu amigo passou pelo mesmo problema. Ao que parece era uma quadrilha de motoqueiros especializados nesse tipo de roubo", acrescentou.

Fã do futebol brasileiro, o irlandês sempre priorizou assistir aos jogos do Brasil. Mas nem sempre foi possível devido à concorrência. "Esta Copa realmente tem muitas coisas especiais. Se compará-la à da África do Sul é até covardia. O barulho das vuvuzelas era insuportável e estragava o clima do estádio. Para piorar, de todas elas saía muita saliva, o que era bastante preocupante, porque a incidência de doenças como tuberculose é muito grande naquele país".

Por aqui, explica, os brasileiros buscam se divertir sem incomodar os outros. "Nota-se claramente uma grande vontade de tornar tudo especial. Isso não aconteceu na Copa da Alemanha porque, apesar de muito educados, os alemães costumam ser frios na relação com turistas". Além das quatro copas citadas – Estados Unidos (1994), França (1998), Alemanha (2006) e África do Sul (2010) – e da atual, Sheahan diz que foi às copas da Espanha (1982), do México (1986) e da Itália (1990).

Impressão similar tem o equatoriano José Bastidas, 31 anos. "Não é apenas a vontade dos brasileiros em ajudar aos turistas. Aqui há muito mais festas e uma comunicação mais fácil, até pela semelhança com outras línguas. É mais fácil entendermos e sermos entendidos pelos brasileiros", disse ele.

A Copa de 2014 é a quarta do suíço Domenique Brenner, de 40 anos. "Na comparação com 1998, 2006 e 2010, esta é a melhor, porque está sendo disputada no melhor lugar e com as melhores pessoas", disse ele. "A organização do evento é sempre bastante similar, porque envolve a mesma estrutura, que é a estrutura da Fifa". A maior crítica é em relação aos caixas rápido dos bancos no Brasil, usados por ele para evitar idas a casas de câmbio. "Muitas dessas máquinas não aceitam cartões internacionais", queixa-se.

Brenner e outros suíços entrevistados pela Agência Brasil reclamam do preço dos restaurantes nas cidades-sede e das bebidas nos estádios. "Apesar de muito bons, os restaurantes são muito caros. Principalmente as churrascarias", disse Brenner. 

Denis Rapin, 47 anos, avalia que nem tudo é tão caro, levando em consideração o fato de que se trata de uma Copa do Mundo. Ele viaja com um grupo de 20 pessoas.

Para Rapin, os preços cobrados na cidade não são tão altos quanto imaginava. "Quem cobra caro aqui é a Fifa. Principalmente a cerveja nos estádios", disse. "Esta é a minha primeira Copa do Mundo, mas não será a última. Esses dias têm sido muito agradáveis. A receptividade e a amabilidade dos brasileiros realmente impressiona. Todos muito amigáveis, desde o taxista até os profissionais da área de turismo. Em Brasília [onde assistiu à partida entre Suíça e Equador] senti falta de bares mais festivos. Acho que o que falta aqui são bares típicos especializados em cachaça".

Viajando há sete meses pela América do Sul, Andre Urech, 34 anos, está no Brasil pela primeira vez e assiste sua segunda Copa. A primeira foi na África do Sul. "Está tudo tão bom que já decidimos: voltaremos o quanto antes ao Brasil. Simplesmente estamos amando as pessoas daqui", disse ele, ao lado da companheira de viagem Ramona Rüegg, que também foi à Copa de 2010. Ela faz coro: "A atmosfera aqui é muito melhor, e as pessoas muito mais amigáveis".

Os dois elogiam a organização do evento, apesar da dificuldade com o transporte público. "Demorou cerca de 30 minutos para pegarmos um ônibus, e o táxi está muito caro", disse. "Mas tudo faz parte do clima e do sentimento que envolve uma Copa do Mundo", completa. A exemplo de outros suíços que assistiram ao jogo contra o Equador, o casal reclama principalmente da dificuldade para comprar cerveja. "A fila é muito grande e faz a gente perder muito tempo do jogo. Mas isso também aconteceu na África", disse Urech.

Dirigente do Barcelona de Guayaquil, no Equador, Carlos Rodrigues também avalia esta como a melhor Copa de todos os tempos: "É muito superior, tanto dentro como fora de campo".

"Uma coisa que me chama a atenção é o fato de ela [Copa] estar sendo totalmente diferente do que vinha sendo mostrado pela imprensa. O Brasil é 100% no que se refere a receber turistas. Tudo é perfeito: a hospitalidade, a estrutura... Além disso, há muito amor e alegria no ar. Viemos para cá justamente para desfrutar desse clima de Copa", disse.

O publicitário colombiano Héctor Greco, 33 anos, também foi surpreendido positivamente pela Copa brasileira. "Eu esperava muito menos. O que mais me surpreendeu foi a troca de cultura entre os países, em um clima de competitividade, sem brigas. É uma oportunidade única de conhecer o mundo em um só lugar".

Ele lamenta as grandes distâncias que têm de ser percorridas para acompanhar os jogos. "As passagens de avião são caras, é difícil ir de ônibus e, infelizmente, não há uma cultura de transporte de passageiros por meio de trens no Brasil". A hospedagem também está muito cara, diz o publicitário: "Pagamos R$ 21 mil para alugar, por um mês, um apartamento no Rio de Janeiro".

O cirurgião plástico e cônsul honorário do Equador em Campinas (SP), Oswaldo Vallejo, 56 anos, já gastou, entre passagens, hospedagens e ingressos para os jogos, mais de R$ 18 mil para ter sua primeira experiência em Copa do Mundo. "Conheço pouco Brasília, porque cheguei há apenas um dia. Mas o deslocamento do hotel até o estádio foi bastante fácil, pela proximidade. Essa realmente representa uma grande vantagem para a cidade", disse ele em meio a elogios em relação à divulgação, às placas e aos voluntários "proativos e sempre tentando ajudar até mesmo nas situações em que não precisamos".

Depois de enfrentarem mais de 8 mil quilômetros de viagem em ônibus, vindos de Quito, no Equador, o administrador Paul Tamayo e os engenheiros Alvaro Granda e Edgar Baculima optaram por acampar na Universidade de Brasília. Tudo, para assistir à estreia do Equador na Copa, mas o "perrengue" não diminuiu o entusiasmo: "O Brasil é muito bonito, assim como as pessoas", diz Tamayo. Perguntado sobre os preços na capital, Granda responde: "De preços não falamos. Viajar até aqui foi bastante duro, mas com a vontade de ver o Equador jogar, tudo fica mais fácil".

Quem também viajou muito para viver uma experiência de Copa foi o australiano Victor Vu, de 28 anos, na esperança de ver algum país asiático ou africano vencer a competição. "Torço principalmente para a Costa do Marfim por causa do [atacante] Drogba, de quem sou fã. Mas o que realmente me motivou a vir foi a boa reputação que o Brasil tem lá do outro lado do mundo, especialmente no que se refere a festas", disse.

Apesar de seu país não ter se classificado para a Copa, Jan Kolin, da República Checa, quis vir ao Brasil para vê-la "no país mais bem sucedido" no mundo do futebol. "Desde criança eu sonhava em ver uma Copa. Quando soube que esta seria no Brasil, decidi tornar o sonho uma realidade", disse. Ele relata problemas de comunicação, já que poucos falam inglês.

Os peruanos Marcial Olano, 55 anos, e Herman Chaves, 45, também não precisaram que sua seleção viesse participar dos jogos para decidir curtir a Copa no Brasil. "Queremos que um país sul-americano ganhe, porque somos povos irmãos integrando uma mesma torcida", disse Olano. Chaves veio para realizar o sonho do filho Jared Chaves, 13 anos. "Não esperávamos tanta organização. Isso em muito nos surpreendeu. Está melhor do que havíamos sonhado. Não passamos por nenhum tipo de problema, temos sido bem atendidos e a organização das cidades e da Fifa está muito boa. Por isso já planejamos ir à Copa da Rússia [em 2018] para, se tudo der certo, torcermos pela seleção de nosso país [Peru]", acrescentou.

O suiço Lionel Holzaer, 30 anos, diz não ser fã de futebol. "Mas adoro festas e adoro viajar", completa. Segundo ele, o Brasil tem "boas condições" para receber os turistas. "Minha maior dificuldade tem sido com o idioma". Dona de uma lanchonete na Torre de TV, chamada GO Minas, Elza Alve Lobo não fala inglês. Mas usa de muita simpatia para compensar essa limitação, além de ter preparado um cardápio em português, inglês, francês e espanhol. "Faço questão de conversar ou tentar conversar com todos. O clima é de muito entusiasmo, muita alegria".

Postado no site Brasil 247 em 22/06/2014


E a festa continua...



musa-torcida-australia

musa-torcida-chile

musa-torcida-inglaterra

torcida-australia-copa-do-mundo-2014

torcida-brasil-copa-do-mundo-2014-1

torcida-chile-copa-do-mundo-2014-2

torcida-coreia-do-sul-copa-do-mundo-2014-1


 torcida-estados-unidos-copa-do-mundo-2014-1

torcida-rússia-copa-do-mundo-2014-1

torcida-méxico-copa-do-mundo-2014-4

torcida-alemanha-copa-do-mundo-2014

torcida-holanda-copa-do-mundo-2014-2

torcida-holanda-copa-do-mundo-2014-1


Veja as imagens da abertura da Copa do Mundo em São Paulo (© Reuters)

Veja as imagens da abertura da Copa do Mundo em São Paulo (© Reuters)

Veja as imagens da abertura da Copa do Mundo em São Paulo (© Reuters)








Foto: César Ogata/ Secom/ PMSP

Foto: César Ogata/ Secom/ PMSP




Nenhum comentário:

Postar um comentário