18 agosto 2014

O próprio caminho é o objetivo !




Leandro José Severgnini

A filosofia taoísta em sua essência nos diz que não devemos ter objetivos e, se tivermos, que não devemos nos apegar a eles. 

Isso soa como um suicídio para os mais apegados. Como podemos levar uma vida sem objetivos? 

Para muitos, a vida perderia o sentido, perderia a sua razão de ser. Afinal, o sistema capitalista em que vivemos nos obriga a sermos movidos por objetivos e desejos. A manutenção da nossa vida depende do nosso esforço em alcançarmos as nossas metas. E não há nada de errado nisso. De que outra forma poderíamos viver?

Contudo, não podemos nos enganar pensando que o ensinamento taoísta supracitado não tem aplicabilidade na nossa realidade atual. Creio que mais do que nunca estamos precisando entender a profundidade deste ensinamento de modo a darmos novos rumos à nossa existência.

A questão que precisamos ter em mente é que acumulamos tantos objetivos em nossas vidas que acabamos, inconscientemente, perdendo o foco do momento presente. Cegados por um estilo de vida futurista, acabamos esquecendo de observar o milagre que nos rodeia a cada instante. 

Posso deixar uma sugestão? Toda manhã, ao se dirigir ao trabalho, esqueça por alguns instantes que você tem que chegar lá e o que precisa ser feito. 

Aproveite o trajeto para ouvir o canto dos pássaros, apreciar a beleza de uma planta (nessa época encontramos muitos ipês belíssimos), experimente sentir o brilho do sol em seu rosto. Não é tão difícil assim.

Nas primeiras tentativas pode ser difícil de manter a concentração, mas vale a pena o esforço. É a sua alma que precisa ser arejada. É irônico percebermos que o nosso estilo de vida nos impele a esquecermos o momento presente e depositarmos as nossas energias em um futuro que não sabemos se virá e como virá. 

A vida pode ter outros planos para nós e bem diferentes daquilo que gostaríamos. Não me entenda mal, isso não é pessimismo, é consciência de que é somente no aqui e no agora que podemos fazer algo. Perceba que muitas coisas maravilhosas acontecem ao nosso redor a cada instante e nem temos tempo para perceber, afinal, temos tanta coisa para o futuro. 

A mensagem taoísta é sublime se tomarmos consciência dela e encontrarmos uma forma de contra balançar com a nossa rotina agitada.

Fique à vontade para traçar metas e objetivos, mas não se esqueça de que se você não estiver presente de corpo e alma no trajeto, você chegará ao objetivo e perceberá que não alcançou nada, pois a melhor parte foi ignorada, a conquista foi vazia e você continua sendo a mesma pessoa. 

Nós já nos enganamos tempo demais achando que fatores externos podem trazer a realização interna. 

É mais sábio nos tornarmos ricos daquilo que não pode ser tirado de nós, das riquezas que não perderemos quando tivermos que partir.

É mais fácil e sábio nutrirmos a nossa humildade do que o nosso ego. Este último não conhece a satisfação e a realização ao passo que o outro é satisfeito e realizado por natureza, só precisamos desafogá-lo e darmos espaço para que se manifeste com toda a sua beleza!

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias" - Lao-Tsé


Postado no site Somos Todos Um


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...