15 novembro 2014

No coração da vida


No coração da vida

Acid

Sobre o amor no budismo, e o porque da maioria de nós não estarmos amando verdadeiramente:

"Amor pela esposa, namorada, família e indiferença com os outros não é amor, é só apego, luxúria.
Amor tem de abarcar tudo, por isso é tão difícil amar."

(Monja Jetsunma Tenzin Palmo)



Jetsunma Tenzin Palmo foi educada em Londres, tornando-se budista durante a adolescência. Em 1964, aos 20 anos de idade, decidiu ir para a Índia para prosseguir seu caminho espiritual.

Lá encontrou seu Guru, Khamtrul Rinpoche, um grande Lama da escola Drukpa Kagyu, e tornou-se a segunda mulher ocidental ordenada como monja no Budismo Tibetano.

Tenzin Palmo permaneceu com Khamtrul Rinpoche e sua comunidade em Himachal Pradesh, Norte da Índia, por 6 anos, depois para Lahaul, no Vale dos Himalaias, por vários anos, e depois uma caverna, nas proximidades do mosteiro, onde permaneceu por mais 12 anos, sendo que os três últimos foram em retiro restrito. Ela deixou a Índia em 1988 e foi morar na Itália, onde deu ensinamentos em vários centros de Dharma.

Khamtrul Rinpoche antes de falecer, em 1980, em várias ocasiões pediu para Tenzin Palmo iniciar um convento. Ela preparou-se para isso e, em 2001, a construção do Convento Dongyu Gatsal Ling teve inicio e posteriormente foi abençoado por Dalai Lama. 

Em fevereiro de 2008, Gyalwang Drukpa, o líder espiritual e autoridade máxima da Linhagem Drukpa, concedeu a Tenzin Palmo o raro título de Jetsunma, que significa "Venerável Mestra", em reconhecimento de suas realizações espirituais como monja e de seus esforços em promover o status das praticantes femininas no Budismo Tibetano.

Tenzin Palmo passa a maior parte do ano no Covento Dongyu Gatsal Ling, viajando ocasionalmente para dar ensinamentos e angariar fundos para as necessidades contínuas das monjas e do Convento. Em 2014 ela publicou um livro que se chama "No coração da vida: Sabedoria e compaixão para o cotidiano"

A entrevista abaixo foi feita pela equipe do canal "O lugar" e trata de diversos temas: felicidade genuína, liberação das aflições, sabedoria e compaixão, ansiedade e estresse, transformação e prática no cotidiano, diferença entre budismo e cultura, e como encontrar um(a) professor(a).



Postado no site Somos Todos Um



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...