Fatos curiosos sobre o que acontece quando você sonha



Nathalia Henderson



O sonho é uma manifestação do inconsciente que possui diversos significados dependendo do ponto de vista de cada um. Para algumas pessoas, eles podem ter um sentido de premonição ou revelação. Para outras, o sonho pode ser a expressão de um desejo reprimido. Há ainda quem acredite que sonhos são manifestações do espírito, que “sai” do corpo durante o sono.

Enquanto dormimos, o nosso cérebro não para de trabalhar, e é por isso que podemos ter vários sonhos em uma mesma noite. Veja abaixo 11 curiosidades sobre os nossos sonhos.

1 – Um ser humano gasta cerca de 6 anos de sua vida sonhando

Segundo cientistas, o tempo que passamos sonhando durante a vida pode somar até 6 anos! Parece muito tempo, não é?



2 – Todas as pessoas sonham; não há no mundo um ser humano que não sonhe 

Muitas pessoas falam que não sonham, mas na verdade elas sonham e não se lembram. Isso porque, geralmente, os sonhos são esquecidos nos 5 primeiros minutos em que acordamos. E sim, pesadelos são lembrados com mais facilidade. 



3 – Os sonhos melhoram progressivamente

Segundo a Professora Emérita de psicologia na Rush University Medical Center, “os sonhos geralmente ficam progressivamente mais positivos enquanto você dorme, assim você acorda em um humor melhor do que quando você estava quando foi para a cama”. 

O estado psicológico das pessoas também interfere nos seus sonhos. Pessoas estressadas têm tendência a ter pesadelos e a acordar com sentimentos ruins. 




4 – Quer lembrar do seu sonho?

Pessoas que são despertadas logo após o sono REM (fase durante a qual o sonho acontece) têm mais chances de lembrar de seus sonhos do que aquelas que dormiram tranquilamente durante a noite até de manhã. Não consumir álcool e medicações antes de dormir também facilita para que o sonho seja lembrado. 



5 – Cegos também sonham

As pessoas que nasceram cegas sonham de um jeito diferente, e ao invés de ver imagens, elas experimentam sensações de cheiros, formas, sons e sensações táteis. É comum também sonharem que estão caindo de um lugar alto ou voando. 



6 – Algumas pessoas só sonham em preto e branco 

Segundo cientistas, cerca de 12% das pessoas sonham em preto e branco. Isso é mais comum para quem teve pouco acesso à televisão em cores e pessoas com mais de 55 anos.



7 – Sonhos te ajudam a aprender

Sonhos podem fixar as coisas aprendidas durante o dia e melhorar aprendizado, já que exercitam a memória.



8 – “Ser traído” é um sonho muito comum

Infelizmente esse é um sonho recorrente, e pode significar dependência emocional, desconfiança, crise no relacionamento e medo de perder a pessoa amada.



9 – Empurrão hipnótico – sensação de estar caindo ou sendo sacudido

Você já teve a sensação de estar caindo ou sendo sacudido enquanto dorme, e acaba acordando assustado? Isso é um distúrbio chamado empurrão hipnótico e é muito comum acontecer quando estamos pegando no sono.



10 – Uma pessoa geralmente tem cerca de 3-5 sonhos por noite

Mas algumas podem ter até 7 sonhos nesse mesmo período. Isso não é nada mal se os sonhos forem bons, mas, infelizmente, nem sempre é assim.



11 – Homens e mulheres podem ficar excitados – e até chegar ao “clímax” – enquanto sonham

Isso é perfeitamente normal (e constrangedor em algumas ocasiões), e se deve principalmente ao fato de que o cérebro determina que um maior fluxo de sangue percorra os órgãos sexuais durante o sono.




Postado no Tudo Interessante



Nenhum comentário:

Postar um comentário