Como a vida fica bonita com as pessoas que sabem sorrir




Cristina Trilce


A vida fica mais bonita se soubermos aproveitá-la e se tivermos a ousadia de explorá-la superando todos os supostos limites que nos impõem. A vida fica verdadeiramente mais bonita ao sentirmos que as pessoas sabem sorrir, com certezas e a gargalhadas, sem consciência e até que os músculos doam.

Sorrir é irracional e tremendamente humano. Sorrir é o verbo que estabelece a ferramenta mais sincera e barata que temos para enfrentar os problemas, celebrar os bons momentos e presentear renovação aos outros.

“O sorriso é uma verdadeira força vital, a única capaz de mover o que não se comove”  - Orison M. Marden -


Porque ao sorrir parece que podemos lidar com qualquer coisa, que somos um pouco mais livres e que temos a força suficiente para seguir em frente. Por isso e por muitos outros motivos: como a vida fica bonita com as pessoas que sabem sorrir! Como a própria vida fica bem quando o fazemos!

Essas pessoas que parece um sol quando sorriem

As pessoas que sabem sorrir levam, onde quer que vão, a luz debaixo do braço: iluminam a quem estiver ao seu redor e, inclusive, os lugares onde pisam. É por isso que esse tipo de pessoa sabe ser sol quando mais chove e alegrá-lo mesmo que você não queira. Essas que fazem você rir quando não tem a menor vontade de fazê-lo.


Em outras palavras, com certeza você também já conhece essa sensação de saber que aconteça o que acontecer, haverá alguém com você que saberá fazer você sorrir. Não importa o espaço temporal ou o tempo espacial que houver entre vocês: perto ou longe, essa pessoa sempre vai estar com você onde quer que você vá.

“O seu riso nos seus olhos é a luz do mundo. Ria tanto que a minha alma ao ouvi-la alcançava o espaço. O seu riso me faz livre, me dá asas. Me tira a solidão, me arranca o cárcere. Boca que voa, coração que nos seus lábios relampeja.”  - Miguel Hernández -

O desejo de se juntar com gente que gosta de sorrir

Este tipo de gente, da qual falamos e que cai tão bem nessa vida, cria, metaforicamente, dependência: existem pessoas que estão em nossas vidas porque, antes de mais nada, nos fazem rir. Elas têm esse dom especial de saber quando e de que jeito fazê-lo.

Resultado de imagem para sorrindo muito

Ao sorrir, essas pessoas nos transmitem cura, calma, ânimo e muita segurança. De fato, receber um sorriso de presente é quase sempre positivo, pois com ele é como se chegasse uma áurea de energia vital que mexe com nossas emoções e as deixa no seu melhor formato.

Alguém que sabe que ao sorrir também irá conseguir que o façamos merece tudo, porque estará nos dando parte do que ela é de forma gratuita: não esqueceremos nunca esses sorrisos que nos deram e nos fizeram sentir vivos.

Sorrir para a vida para que ela devolva o sorriso

O melhor que podemos fazer com todas essas pessoas que nos ajudam a sorrir é tê-las como exemplo: nós também podemos ficar de bem com a vida. Neste sentido, o dia em que pior nos sentirmos será quando nos veremos obrigados a levantar o ânimo e enfrentar as circunstâncias do melhor jeito possível.

Nesses dias mais nublados teremos que aprender a ser sol: sorrir para apagar e esquecer o que dói é a melhor forma de avançar. A vida não espera, embora aperte, nossa atitude é a única chave que conseguirá fazer com que as situações mais delicadas fiquem na nossa memória como aprendizado ao qual podemos regressar sorrindo por tê-las superado.

“[…] negue-me o pão, o ar,

a luz, a primavera,

mas seu sorriso nunca,

porque morreria.”

- Pablo Neruda -










Nenhum comentário:

Postar um comentário