Gerson Carneiro, sobre coice em sem-teto dormindo : “ Pensei estar vendo cena de filme sobre o nazismo em Berlim. Só que é São Paulo em 2016 ". Veja o vídeo






Conceição Lemes 


Primeiro, assista a este vídeo. São apenas 7 segundos. 




Estarrecedor, mesmo ! Aconteceu na última sexta-feira, 7 de outubro de 2016, em plena luz do dia, no centro da cidade de São Paulo, mais precisamente numa rua perto da Praça da República. 

Casualmente, Maicon Campos estava próximo. Gravou e postou na sua ágina, junto com esta mensagem:




Neste domingo, às 9h, Gerson Carneiro republicou na sua página. Já tem mais de 62 mil compartilhamentos e 2,4 milhões de visualizações. Indignado, ele me mandou o vídeo, conversamos a respeito. 

“ Pensei estar vendo cena de filme sobre o nazismo em alguma rua de Berlim, na década de 1940. Não. É São Paulo em 2016 ! ”, compara. “ Certamente a causa é ódio, fomentado por reacionários via imprensa partidária, nestes tristes tempos ”, opina. “ Esse sujeito não chuta apenas um morador de rua. Chuta também as políticas públicas capazes de melhorar a vida do morador de rua ”, atenta. Imediatamente, recorre a Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida, relembra um momento antológico: “ Jesus às vezes se disfarça de mendigo para testar a bondade das pessoas ”. 

O post já tem 544 comentários. A esmagadora maioria condenando a atitude fascista. Mas um particularmente chamou a atenção de Gerson. É este abaixo. Chocou-o, na verdade. 




Felizmente, na sequência, Vanda Santos rebateu à altura.



Gerson foi atrás do perfil de Maria Lúcia Avils para tentar entender melhor a reação dessa senhora que, diante da cena, ignorou o fascismo do ataque e prejulgou o sem-teto. “ Não me surpreendi, ela é da ‘República de Curitiba ”, observa. “ Tristes tempos, mesmo ! ” 



Postado em Viomundo em 09/10/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário